28.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Promotor de Justiça, Alessandro Samartin fala ao O Convergente sobre os desafios da carreira e das comemorações de 130 anos do MPAM

Durante a entrevista, o promotor falou da importância do Ministério Público na defesa da democracia e dos interesses da população amazonense e do evento esportivo que encerra as comemorações de 130 anos da instituição, neste domingo, 31/7, por meio de uma corrida com percursos de 5 e 10 quilômetros

Por

“O promotor tem essa capacidade de modificar a vida das pessoas”. A fala é do promotor de Justiça e presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Alessandro Samartin, que participou de entrevista no quadro “Érica Lima Conversa”, do Portal O Convergente, na tarde dessa terça-feira, 25/7. Durante a conversa, o promotor falou de sua carreira, dos detalhes de exercer a profissão no Amazonas, bem como das dificuldades enfrentadas nas comarcas municipais e dos desafios que o Ministério Público do Amazonas (MPAM) teve para atuar durante a pandemia da Covid-19, e dos desafios que ainda virão, face aos novos problemas sociais que surgem no dia a dia da população.

Além disso, Alessandro Samartin falou das comemorações em torno dos 130 anos do MPAM, que encerram neste domingo, 31/7, com uma corrida promovida pelo AAMP, com percursos de 5 e 10 quilômetros, que começará às 6h, com largada e chegada na Arena da Amazônia, na zona Centro-Oeste de Manaus. A expectativa é de que duas mil pessoas, entre procuradores, promotores, servidores do MPAM, atletas e a população em geral, participem do evento esportivo.

Samartin também falou da importância do esporte para a sociedade como um todo e da escolha do MPAM em realizar esta corrida, pelo fato de ela ser uma modalidade democrática e que aproxima cada vez mais à instituição ao povo.

“O esporte traz esses benefícios todos, para todos nós individualmente, mas ele também traz esse senso de coletividade, de inclusão, de importância que todos nós temos de estarmos juntos. Se correr sozinho te dar esse poder, correr com mais pessoas também te faz sentir vivo, pertencente a um grupo, a uma sociedade e sendo essa inclusão a mais democrática possível, não poderia ser outra forma de comemorar ao lado do povo, que não fosse por meio da corrida”, disse Samartin.

Carreira – Alessandro Samartin disse que ser promotor não é tão simples assim, é necessária muita dedicação, esperar o momento certo e se dedicar aos concursos, além dos muitos desafios de seguir a carreira no Amazonas, devido às diversas especificidades no Estado. Samartim também disse que pensava em enveredar pelos caminhos da magistratura, mas é como promotor do Ministério Público, que vem se realizando profissionalmente.

“Eu dei graças a Deus por nunca ter passado em um concurso para a magistratura, nada contra, mas é porque eu me realizo muito mais como promotor do que como me realizaria como juiz, por quê? Porque o promotor tem essa capacidade de modificar a vida das pessoas, tem uma atuação muito mais dinâmica, que de certo modo, livre, que um juiz. O juiz para dar uma sentença, para condenar ou absolver alguém, ou mandar executar a dívida de alguém, ele precisa que alguém vá a ele reclamar, o Ministério Público não necessariamente”.

O promotor ingressou ao MPAM em 2009, assumindo a comarca de São Paulo de Olivença, desde então passou por diversos percalços, entre eles a falta de internet e de celulares móveis, à época, o isolamento por falta de estradas e os únicos meios de o fez chegar as suas conquistas ao longo de 13 anos de carreira, e que o colocaram atualmente como representa da associação dos membros do MPAM, a AAMP, que luta pelos direitos da classe, promove inclusão dos membros por meio do esporte, de ações sociais, e que também promove projetos voltados à sociedade em geral.

Inscrições para corrida – O promotor de Justiça ressaltou que quem quiser participar da corrida deve se inscrever até esta terça-feira, 26/7, pelo site https://bit.ly/INSCRICAO-CORRIDA-130-ANOS-MPAM, e que já tem poucas vagas disponíveis para participar do evento, que é realizado pela AAMP e organizado pela da FJV Assessoria e Coordenação Técnica da Endurance Sports.

Quer saber mais sobre esta entrevista. Confira aqui, na íntegra:

 

 

Edilânea Souza

Fotos: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -