32.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 5, 2024

No Amazonas, partidos só devem iniciar convenções partidárias na próxima semana

Pelas normas do calendário eleitoral de 2022, estabelecidas pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), as convenções partidárias, onde as legendas oficializam os candidatos que irão concorrer nas eleições, podem ser feitas a partir dessa quarta-feira, 20/7, até o dia 5 de agosto

Por

Os partidos políticos estão autorizados pela Justiça Eleitoral, desde essa quarta-feira, 20/7, a realizarem suas convenções partidárias. Nos eventos internos, que segundo o calendário eleitoral definido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) devem ocorrer até 5 de agosto, as legendas definem e oficializam os nomes dos candidatos que irão concorrer nas eleições deste ano. No Amazonas, a maioria dos partidos, deve iniciar suas convenções apenas a partir da próxima semana.

Nos eventos, as legendas irão definir os nomes dos candidatos que irão concorrer aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federal e estadual. Mesmo com muitos nomes sendo anunciados como pré-candidatos, são nas convenções que de fato os nomes são oficializados como candidatos.

O dia 5 de agosto, último dia do calendário para a realização das convenções partidárias, parece ter sido escolhido por boa parte dos partidos no Amazonas. O União Brasil, que tem como pré-candidato o governador Wilson Lima, vai realizar sua convenção no dia 5 de agosto. A oficialização da data foi confirmada pela assessoria do partido ao O Convergente, nessa quarta-feira, 20/7. O local do evento, porém, será divulgado apenas nos próximos dias.

Na mesma data, deve ocorrer a convenção do Cidadania, que tem como pré-candidato ao Governo do Estado, o ex-governador do Amazonino Mendes. Ao O Convergente, a assessoria da federação PSDB-Cidadania não confirmou a data e disse apenas que “a data da convenção do pré-candidato Amazonino Mendes ainda será definida e anunciada em breve”.

O Podemos, com ex-deputado federal, Henrique Oliveira como pré-candidato ao Governo do Amazonas, também prevê sua convenção na mesma data. A previsão é o que evento ocorra na sede do partido, localizada no bairro de Adrianópolis.

Demais partidos – O partido Solidariedade confirmou sua convenção partidária para o próximo dia 30 de julho, em que será oficializada a candidatura do deputado estadual, Ricardo Nicolau, ao cargo de governador do Amazonas, nas eleições deste ano. A convenção está marcada para ocorrer no Rancho Sertanejo, na avenida Professor Nilton Lins, nº 219, bairro Flores, zona Centro-Oeste de Manaus, a partir das 9h.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que ainda irá realizar as prévias para decidir o nome que irá lançar para disputar o cargo ao Governo do Amazonas pela sigla, confirmou que irá realizar sua convenção partidária no dia 31 de julho, a partir das 15h, na sede do Sulamérica Esporte Clube, situado no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
Os nomes que disputam a prévia do partido são o do advogado Marcelo Amil, do servidor público federal Herbert Amazonas, e do médico indígena Israel Tuyuka, de São Gabriel da Cachoeira.

Sem definição – Já a convenção do MDB, que tem como pré-candidato ao Governo, o senador Eduardo Braga, ainda não foi definida. O Convergente entrou em contato com a assessoria do partido, mas até a publicação da matéria não teve resposta.

O PDT-AM, com a defensora pública Carol Braz como pré-candidata ao Governo do Amazonas, segundo informações de bastidores, definiu a data da convenção do partido no Amazonas em uma reunião com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, na tarde dessa quarta-feira, 20. Ao O Convergente a pré-candidata informou que a convenção do partido no Amazonas será feita de 1º de agosto.

— —

Por Izabel Guedes

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -