Os partidos políticos estão autorizados pela Justiça Eleitoral, desde essa quarta-feira, 20/7, a realizarem suas convenções partidárias. Nos eventos internos, que segundo o calendário eleitoral definido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) devem ocorrer até 5 de agosto, as legendas definem e oficializam os nomes dos candidatos que irão concorrer nas eleições deste ano. No Amazonas, a maioria dos partidos, deve iniciar suas convenções apenas a partir da próxima semana.
Nos eventos, as legendas irão definir os nomes dos candidatos que irão concorrer aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federal e estadual. Mesmo com muitos nomes sendo anunciados como pré-candidatos, são nas convenções que de fato os nomes são oficializados como candidatos.
O dia 5 de agosto, último dia do calendário para a realização das convenções partidárias, parece ter sido escolhido por boa parte dos partidos no Amazonas. O União Brasil, que tem como pré-candidato o governador Wilson Lima, vai realizar sua convenção no dia 5 de agosto. A oficialização da data foi confirmada pela assessoria do partido ao O Convergente, nessa quarta-feira, 20/7. O local do evento, porém, será divulgado apenas nos próximos dias.
Na mesma data, deve ocorrer a convenção do Cidadania, que tem como pré-candidato ao Governo do Estado, o ex-governador do Amazonino Mendes. Ao O Convergente, a assessoria da federação PSDB-Cidadania não confirmou a data e disse apenas que “a data da convenção do pré-candidato Amazonino Mendes ainda será definida e anunciada em breve”.
O Podemos, com ex-deputado federal, Henrique Oliveira como pré-candidato ao Governo do Amazonas, também prevê sua convenção na mesma data. A previsão é o que evento ocorra na sede do partido, localizada no bairro de Adrianópolis.
Demais partidos – O partido Solidariedade confirmou sua convenção partidária para o próximo dia 30 de julho, em que será oficializada a candidatura do deputado estadual, Ricardo Nicolau, ao cargo de governador do Amazonas, nas eleições deste ano. A convenção está marcada para ocorrer no Rancho Sertanejo, na avenida Professor Nilton Lins, nº 219, bairro Flores, zona Centro-Oeste de Manaus, a partir das 9h.
O Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que ainda irá realizar as prévias para decidir o nome que irá lançar para disputar o cargo ao Governo do Amazonas pela sigla, confirmou que irá realizar sua convenção partidária no dia 31 de julho, a partir das 15h, na sede do Sulamérica Esporte Clube, situado no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
Os nomes que disputam a prévia do partido são o do advogado Marcelo Amil, do servidor público federal Herbert Amazonas, e do médico indígena Israel Tuyuka, de São Gabriel da Cachoeira.
Sem definição – Já a convenção do MDB, que tem como pré-candidato ao Governo, o senador Eduardo Braga, ainda não foi definida. O Convergente entrou em contato com a assessoria do partido, mas até a publicação da matéria não teve resposta.
O PDT-AM, com a defensora pública Carol Braz como pré-candidata ao Governo do Amazonas, segundo informações de bastidores, definiu a data da convenção do partido no Amazonas em uma reunião com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, na tarde dessa quarta-feira, 20. Ao O Convergente a pré-candidata informou que a convenção do partido no Amazonas será feita de 1º de agosto.
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis