A partir da próxima quarta-feira, 20/7, os partidos políticos podem realizar suas convenções para escolher e oficializar suas candidaturas para as eleições de 2022. Os encontros devem ocorrer até 5 de agosto, conforme calendário estabelecido na Lei da Reforma Política de 2015.
Conforme informações de bastidores apuradas com os partidos políticos, Ciro Gomes (PDT) será o primeiro a lançar sua candidatura à Presidência da República. A convenção nacional do PDT será na quarta-feira, primeiro dia do prazo, em Brasília.
Na sequência, oficializa sua campanha o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há previsão de que o evento ocorra em São Paulo, sem a presença do petista, na quinta-feira, 21/7.
Ainda na primeira semana de convenções, formalizam suas candidaturas André Janones (Avante) e Jair Bolsonaro (PL). O deputado federal se reúne com sua sigla no sábado, 23/7, em Belo Horizonte, e o presidente lança sua campanha à reeleição no domingo,24/7, no Rio de Janeiro.
A convenção partidária tem como objetivo a escolha pelos partidos dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.
Os eventos podem ser presencias, virtuais ou híbridos. As convenções das federações, que são a união de dois ou mais partidos por um período mínimo de quatros anos, devem ocorrer de maneira unificada, como a de um único partido.
— —
Da Redação com informações da CNN
Fotos: Divulgação / Neto Ribeiro