Não é de hoje que os vereadores Amom Mandel (Cidadania) e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), se alfinetam. Na manhã desta quarta-feira, 6/7, durante sessão plenária na Casa Legislativa, os dois parlamentares trocaram novamente farpas.
Na ocasião, Amom falava sobre o Projeto de Lei Nº 447/2021, que versa sobre a fiscalização e a transparência da frota dos carros utilizados pelo Executivo Municipal, e uma conversa paralela de outros vereadores dentro do plenário o atrapalhava a continuar na discussão da propositura.
Então, o vereador Amom pausou seu pronunciamento pedindo o direito de fala ao presidente da Mesa Diretora, David Reis. “Presidente me garanta a palavra por gentileza, pediu Amom, que foi respondido por Reis: “Já concedi”.
Por sua vez, Amom pediu para que David Reis mantivesse a ordem dentro do Plenário Adriano Jorge. “Eu preciso da ordem no plenário. A vereadora Glória Carratte (PL) estava reclamando e eu também preciso que o senhor garanta a ordem no plenário para que essa discussão possa caminhar”, pediu Amom.
Mandel voltou a defender seu projeto e as conversas paralelas continuaram então o parlamentar silenciou e pediu novamente pelo direito de fala. “Presidente, garanta a palavra, por favor”, voltou a pedir Mandel mais uma vez. David Reis tornou a responder, só que dessa vez com um tom mais forte: “O que houve, não está sendo garantida a palavra?”, questionou Reis. Amom então retrucou dizendo que não, destacando que próximo à bancada tinha interrupções.
Em tom de ironia, Reis respondeu a Amom dizendo que “o sistema de som existe para isso”, questionando o vereador se ele queria “calar o Parlamento”. “Eu quero fazer uma discussão. Peço restauração de tempo, por gentileza”, solicitou Mandel.
Após o pedido de restauração do tempo, é possível ver no vídeo da transmissão da sessão, que tanto David Reis, Glória Carratte e os demais componentes da Mesa riem de Mandel, em forma de deboche. “Pronto, vereador Amom, o que mais?”, disse o presidente.
Burburinhos – Antes mesmo de Amom pedir para continuar seu pronunciamento, a vereadora Glória Carratte, que é a secretária da Mesa Diretora, lia as pautas do dia e também já havia pedido silêncios de seus pares, porque a estava impedindo de ler a pauta de votação. “Senhores vereadores eu preciso ler a pauta, pelo amor de Deus. Eu vou ter que gritar”, pediu a parlamentar.
—
Da Redação
Fotos: Divulgação