Na vida política há mais de 20 anos, a deputada estadual Therezinha Ruiz (PL), foi a entrevistada do quadro no quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente, dessa terça-feira, 5/7. Na entrevista ela debateu temas relacionados a Educação, Bullying e o cenário político nas eleições deste ano.
Em seu segundo mandato como deputada estadual, Ruiz já tinha passado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) entre os anos de 2007 e 2010. Hoje, concorrendo a reeleição, ela tem visitado uma série de municípios do Estado e falou sobre a importância dessas ações.
“Nós estamos em pré-campanha. Normalmente nós visitamos os municípios, mas agora isso tem sido intensificado, em primeiro lugar para entregar as emendas que foram distribuídas. Então nós temos feito isso em vários municípios mostrando que o nosso compromisso não é só com Manaus”, destacou.
Tendo como um dos focos de atuação a área da Educação, ao qual também atuou antes da vida política, ela falou sobre Projetos de Lei (PLs) voltados ao tema e sobre sua experiência na área educacional e política também. Bem como interesses para a classe dos professores.
“Eu tenho muitos amigos na área da educação e tenho procurado acompanhar todos os processos que podem valorizar e melhor a educação como um todo”, disse a deputada antes de explanar alguns dos projetos que teve a oportunidade de fazer nessa área.
“Tem vários projetos, mas um deles que me orgulho muito é o Centro Municipal de Educação Especial André Vital. Que foi um projeto criado por muitas mãos e hoje é o único centro de triagem para crianças com algum tipo de deficiência”, destacou ela ao falar sobre as dificuldades de implantar o projeto na época.
No decorrer do debate, a parlamentar também falou sobre os impactos da pandemia na área da Educação e destacou outras frentes que atuou desde que entrou na vida política.
Eleições – Ela, que é pré-candidata à reeleição a deputada estadual, falou sobre o cenário da pré-campanha, os bastidores da política e os preparativos para as eleições deste ano, onde vai concorrer pelo Partido Liberal (PL) pela primeira vez.
“Eu estou no PL pela primeira vez. É o partido do Alfredo [Nascimento] e do Bolsonaro [Jair Bolsonaro]. A competição lá dentro é muito saudável. Tem muita gente que não tem mandato, mas tem muitas chances de ganhar. Agora é muito trabalho, e quem tem um trabalho consolidados tem mais chances”, disse Ruiz ao falar também sobre as mudanças que teremos nesse pleito.
A deputada também falou sobre sua motivação de troca de partido em um momento de tantas mudanças políticas e abordou temas relacionados as federações partidárias.
“Eu tive que ver o coeficiente eleitoral e os parceiros. Não é fácil. Fui muito bem tratada pelo PSDB nacional, mas analisando, ele teria mais dificuldades para me eleger. Então a gente teve que analisar a questão do partido e do coeficiente. Por isso PL me apresentou condições melhores embora tenham quatro deputados com mandato”, pontuou.
Confira a entrevista:
Confira fotos da entrevista:
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Marcus Reis