27.3 C
Manaus
sábado, julho 6, 2024

Caminhada em alusão ao combate da Violência contra o Idoso é realizada em Manaus

Evento, realizado na manhã desta quarta-feira, 15/6, na avenida Grande Circular, reuniu cerca de 300 pessoas, entre idosos e grupos de apoio ligados a causa

Por

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, um grupo de idosos, órgãos sociais e públicos, ligados ao assunto, participaram de uma caminhada em referência a data, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 15/6, na avenida Autaz Mirim, a Grande Circular, no bairro Jorge Teixeira. O evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, teve o apoio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

Com o lema ‘proteger os idosos é concretizar direitos’, o ato realizado por grupos de idosos da Zona Leste de Manaus, Fórum Permanente do Idoso (FOPI-AM) e a Rede de proteção a Pessoa Idosa, também teve apoio da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso (CDMFI), e do ativista Carlos Alberto, conhecido como Pai Amado, o amigos das comunidades.

“Isso aqui é uma caminhada para mostrar a sociedade, que o idoso em si, ele tem os direitos que devemos, a sociedade como um todo, respeitar. Porque muitas vezes isso não é respeitado. Então isso aqui, de um modo geral é para conscientizar as pessoas”, explicou Alberto ao falar sobre a importância do evento e o apoio de parlamentares, como o deputado Roberto Cidade na ação.

No decorrer da caminhada, os idosos e apoiadores da causa em defesa do grupo falavam sobre seus direitos, a importância do respeito com os idosos no transporte coletivo, além de alertar os idosos quanto a golpes e seus direitos enquanto sociedade.

Algo de extrema importância e necessário na opinião de Rosangela Castro, gerente do Distrito de Saúde Leste.

“Os nossos idosos hoje, sofrem muito assédio na família, na comunidade. Quando ele recebe o salário dele, muitas vezes ele não tem direito de usar, ele dá a senha para alguém da família e acabam usufruindo do salário dele. Isso é assédio, exploração do idoso. Muitas vezes eles ficam sem se alimentar, sem fazer o que eles querem porque sempre tem alguém utilizando esse recurso indevidamente”, exemplificou Castro.

A caminhada, em alusão a data reconhecida em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e criada para sensibilizar as pessoas sobre a violência sofrida pelos idosos e ajudar a combater os crimes contra as pessoas da terceira idade, encerrou com um ato público na Bola do Produtor, também na zona Leste de Manaus.

Confira imagens :

— —

Texto e fotos: Izabel Guedes

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -