A alta de preços nas passagens aéreas nos trechos entre Manaus e Parintins, durante a realização do 55º Festival Folclórico do município, nos dias 24, 25 e 26 de junho, será investigada por meio da instauração de Inquérito Civil no Ministério Público do Amazonas (MPAM), por suspeitas de cobranças abusivas, após denúncia encaminhada ao órgão.
A informação foi publicada no Diário Oficial do órgão, na última sexta-feira, 10/6. O MPAM notificou a empresa Azul Linhas Aéreas responsável pela realização ao município de Parintins, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).
O Portal O Convergente entrou em contato com a empresa Azul, por e-mail, para verificar os motivos que os clientes estão questionando os preços das passagens com destino a Parintins. O Procon-AM também foi consultado para verificar se já houve alguma medida adotada sobre a denúncia de preços abusivos, assim como a Anac para saber se já foi notificada e se já notificou a empresa Azul Linhas Aéreas e aguarda o retorno das informações.
Em nota, o Procon-AM afirmou que haverá uma audiência pública na próxima semana para tratar do tema e que está acompanhando os valores e seguirá um cronograma de fiscalizações.
“O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) está colaborando com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e irá participar, no próximo dia 20, de uma audiência pública (a ser realizada de forma virtual) para discutir os valores cobrados por passagens aéreas para o município de Parintins na ocasião do Festival Folclórico, que ocorre na semana que vem. O órgão está verificando os preços e seguirá com cronograma de fiscalizações com o objetivo de obter os dados solicitados”.
Preços – Em pesquisa feita no site da empresa Azul na manhã desta segunda-feira, 13/6, o custo da passagem de ida e volta a Parintins, com saída de Manaus no dia 24/6, e retorno no dia 29/6, – por não haver voos logo após o término do festival -, está por R$ 1.625,73, com média de viagem de uma hora, tanto para ida como para volta.
Já quem está em São Paulo e quiser ir ao município de Parintins neste período terá que desembolsar o valor de R$ 3.887,32, neste trecho.
—
Da Redação
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis