Aos 82 anos, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), lançou na manhã deste sábado, 7/5, sua pré-candidatura para o cargo de governador do Estado do Amazonas, para as eleições deste ano. O lançamento contou com aproximadamente mil pessoas e foi realizado em uma casa de shows, na zona Centro-Sul de Manaus.
Ao lado de Amazonino, esteve o também o pré-candidato ao Senado Federal, Arthur Virgílio Neto (PSDB), um dos principais articuladores do nome de Amazonino, para representar o Estado nas eleições de 2022, pela federação PSDB e Cidadania.
Os pré-candidatos a deputado federal e estadual, Amom Mandel (Cidadania), e professor José Melo (Pros), e outras personalidades do cenário político amazonense, como Elisabeth Valeiko, Conceição Sampaio, Ednailson Rozenha, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) e lideranças partidárias e comunitárias da capital e do interior do Amazonas, prestigiaram o evento.
Além deles, participaram ainda do evento, o presidente da Executiva Nacional do Cidadania, Roberto Freire, que destacou que o Amazonas precisa urgentemente de mudanças e que o Cidadania vai trabalhar para eleger Amazonino para o governo e levar de volta ao Senado, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
“Nós estamos com uma federação com o PSDB, então vamos trabalhar para eleger também junto com o Amazonino, o senador Arthur Virgílio. Pela conversa que tivemos com ele [Amazonino], o Cidadania está muito satisfeito de tê-lo como pré-candidato pelo Amazonas”, destacou Freire.
Em seu discurso de apoio a Amazonino, Arthur Neto (PSDB), disse que ainda tentaram impedir a realização deste pré-lançamento da candidatura, mas que isso não aconteceu e nem acontecerá, falando de uma carta que começou a circular nessa sexta-feira, 6/5, afirmando que o lançamento de uma pré-candidatura hoje, seria precoce e feria o estatuto da federação, ainda em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Teve gente usando a máquina pública tentando impedir que as pessoas chegassem aqui, mas eu não ia permitir muito menos em um pré-lançamento de um governador eleito e escolhido pelo Amazonas, o Amazonino. Eu penso que é o nome certo para tirar o Amazonas da crise. É o nome correto para trazer de volta o respeito ao Amazonas”, disse Arthur, afirmando que os candidatos da federação PSDB-Cidadania fazem “política limpa” e que a preocupação é com o povo amazonense, que vem sofrendo sucessivas crises.
“Nós fazemos uma política limpa”, ressaltou Arthur Neto dizendo estar preocupado com “empregos da Zona Franca de Manaus e do Estado, a renda e a comida no prato do amazonense”.
Fechando o evento deste sábado, 7/5, o pré-candidato ao governo, Amazonino Mendes, que passou grande parte do evento sentado e não desceu do palanque para cumprimentar seus apoiadores, disse que o Estado precisa voltar a ser o que era antes e que a parceria com Arthur Neto foi o encontro dos “Rios Negro e Solimões”.
“Esse é o nosso sentimento do ponto de vista, do bem para o povo, esse sentimento que se encontrou, como eu costumo dizer, que foi o encontro do Rio Solimões com o Negro, esse aqui é o meu Solimões”, disse Amazonino sobre Arthur, que trouxe novamente o seu nome para o cenário político e defendeu sua pré-candidatura como governador em 2022.
Amazonino também falou do trabalho para defender a Zona Franca de Manaus, e que ainda quer ver o Amazonas como um Estado mais rico e mais respeitado no cenário federal.
Confira as imagens do evento:
—
Da Redação
Foto: Divulgação