Nesta quinta-feira, 5/5, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) manteve a cassação do prefeito do município de Codajás, Antônio Ferreira dos Santos, o “Tonho” (PP), pela prática de abuso de poder econômico, decorrentes de corrupção eleitoral, e captação ilícita de recursos nas eleições de 2020. Além de Antônio Ferreira, o seu vice, Cleucivan Gonçalves Reis (Avante), também foi cassado. A decisão mantém as cassações proferidas em outubro de 2021 pela Corte.
Com a nova decisão, o município deverá passar por outra eleição para a escolha do substituto de “Tonho”, em data a ser definida pelo TRE. Enquanto não ocorre um novo pleito no município, quem assume a Prefeitura, neste momento, é o presidente da Câmara Municipal de Codajás, o vereador Cleberton Marques Antunes, o “Betinho” (PROS).
Denúncia – A denúncia que deu início a cassação de “Tonho” e de Cleucivan foi feita pelo seu adversário político, o engenheiro Miquéias Paz de Carvalho (MDB), que reuniu provas contra o coordenador de campanha de Antônio Ferreira, na época das eleições de 2020, o Jozenilson Pontes, mais conhecido como “Carequinha”, levantou mais de R$ 70 mil em espécie junto a comerciantes locais, para comprar bens destinados à corrupção eleitoral, como ranchos e telhas.
Na ocasião, a Justiça Eleitoral ainda chegou a apreender 233 cestas básicas que estavam sendo distribuídas por “Carequinha” e pelo vice-prefeito, Cleucivan Gonçaves.
—
Da Redação
Foto: Divulgação