33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Roberto Cidade afirma que Fórum das Casas Legislativas do Amazonas já é destaque no Amazonas

Este é o segundo ano de realização do Feclam, que já se tornou um evento oficial no calendário da Aleam

Por

Mais de mil pessoas participam do primeiro dia do 2º Fórum das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), que ocorreu nesta terça-feira, 19/4, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O presidente Casa, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), destacou que fórum é voltado para parlamentares e servidores das Câmaras Municipais do Estado. Na ocasião, Cidade destacou a relevância do encontro, principalmente, para os vereadores, que muitas vezes enfrentam problemas para exercer os seus mandatos nas cidades às quais foram eleitos.

“É um dia muito importante para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. É um dia que eu fico feliz em ver que esse evento está ganhando corpo. É o segundo ano que nós estamos fazendo o Feclam, é um momento que a gente fica otimista e ver que as coisas estão dando certo, que o projeto deu certo. Hoje, nós estamos recebendo aqui, vereadores de todo o estado do Amazonas, de Câmaras que vêm em peso para cá e o que eles levam daqui é o conhecimento. Nós vamos ter cursos aqui, voltados para os parlamentares crescerem politicamente, e que eles possam usar o mandato deles para ajudar o povo, a população do nosso Estado”, destacou Cidade.

Cidade também ressaltou que o Feclam agora passa a ser um evento oficial da Aleam, por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) Nº 80, de 2021, destacando o objetivo do fórum.

“Os vereadores que vão vir para cá vão participar de cursos de Oratória, de Marketing Digital, vai ter da nova Lei Eleitoral, que com certeza vão levar conhecimentos aos seus municípios e quem ganha é o povo do nosso Estado. O intuito desse evento é esse: trocar conhecimento e fortalecer o legislativo de todo o Estado do Amazonas”, destacou o parlamentar, ressaltando a visibilidade do evento para a Aleam.

“Hoje eu tenho a certeza de que o projeto deu certo. Nós moramos no maior estado da federação, a logística é muito grande, então a forma de a gente reunir o maior número de políticos é trazendo eles para a capital. Nós estamos dando a estrutura necessária para que eles obtenham conhecimento”, comentou.

Escolha de temas – Elane Ferreira, coordenadora do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) e organizadora do Feclam, disse que a proposta desse segundo Fórum foi discutida ainda no ano passado e que os temas foram escolhidos pelos próprios parlamentares diante das dificuldades em seus municípios de origem.

“O primeiro Fórum foi um sucesso. Nós passamos um formulário para que eles nos dessem sugestões para a gente preparar o segundo Fórum e um dos temas sugeridos foram o de oratória, que eles precisam de um preparo melhor; planejamento estratégico; Marketing Digital, como eles devem usar as redes sociais, porque tudo isso é muito novo e que agora é um dos melhores meios de comunicação; e da mudança na Lei Eleitoral, que ainda é muito nova, eles pediram muito que a gente pudesse trazer essa discussão”, destacou Elane.

Mais experiência – O vereador de Rio Preto da Eva, Henri Braga (PP) disse que os cursos que serão oferecidos no Feclam vão subsidiar o vereador no Parlamento e para a população.

“Nós tivemos no primeiro Fórum e estamos neste agora, para trazer mais informações, principalmente aos vereadores de primeiro mandato, que não tem todo o conhecimento devido. E com as palestras você vai sair daqui com muitas informações e sabedoria para você passar para seu município e seus munícipes. Então, é de total importância que os vereadores de todo Estado participem destes fóruns para saber muito bem a sua função e como atuar no Parlamento em defesa da população”, disse Henri Braga.

Adquirindo conhecimento – A vereadora Nicole Souza (Avante), do município de Codajás, ressaltou que por ser parlamentar de “primeira viagem” todo conhecimento é bem-vindo, principalmente para conhecer ainda mais sobre política.

“Esse evento para mim é muito importante, porque como é o meu primeiro mandato, eu estou adquirindo conhecimento, de todas as formas, e esse evento é de fundamental para meu crescimento, não só como parlamentar, mas também na minha vida pessoal, porque a gente precisa muito saber sobre política. Nós mulheres estamos tendo várias barreiras para conseguir alcançar nossos objetivos na sociedade, infelizmente a gente ainda passa por isso, mas nós já vemos um crescimento e esse evento é fundamental para isso”, destacou a parlamentar.

Troca de ideias – O vereador José Hélio, do município de Lábrea, ressaltou que o Fórum também é uma boa oportunidade de troca de experiências com outros parlamentares do Amazonas.

“Um evento desse é de extrema importância. O Poder Legislativo é o poder mais próximo da população e um evento como este nos dá a oportunidade de trocar ideias com outros vereadores de municípios vizinhos Lábrea, com os demais perto à capital e com os deputados. Além de trazer um conhecimento que para nós, às vezes, fica difícil a gente ter lá no nosso município, por ser isolado e de difícil acesso”, ressaltou Hélio.

Confira trecho da entrevista com Roberto Cidade:

 

Por Edilânea Souza

Foto: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -