A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) foi empossada na manhã desta sexta-feira, 8/4, durante solenidade realizada no Teatro Amazonas. A entidade será presidida no triênio 2022-2024, pelo advogado Jean Cleuter, que tem como vice-presidente, a advogada Aldenize Aufiero. O evento contou ainda, com o juramento e a diplomação dos novos membros.
Além deles, tomaram posse ainda, a secretária-geral, Omara Gusmão, o tesoureiro, Sérgio Cruz, e o secretário-geral adjunto, Plínio Nogueira; membros e Conselheiros Seccionais e Federais, Diretoria da Caixa de Assistência ao Advogado do Amazonas (CAAAM), Diretoria da Escola Superior da Advocacia (Esa) e membros das subseções do interior do estado.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD), e o presidente da OAB Nacional, o advogado amazonense Beto Simonetti, também participaram da solenidade. Além deles, outras representatividades políticas, do cenário nacional e local, religiosas, empresariais, militares e judiciárias da região Norte acompanharam a cerimônia de posse da nova direção da OAB-AM.
Wilson Lima destacou a importância dos advogados na manutenção das bases da democracia e o quanto a classe foi resistente ao enfrentar a ditadura militar e na participação da construção da Constituição Federal, em 1988.
Já o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, disse que a sensação era a mais positiva possível e considerou o momento como “memorável”. “Meu sentimento é de extrema e verdadeira alegria em poder voltar ao Amazonas, na condição de presidente nacional para empossar a diretoria e o conselho da seccional amazonense da Ordem, por isso esse grande congraçamento da advocacia, essa grande festa da advocacia e se justifica justamente por isso, o encontro da advocacia nacional com a integração da advocacia no Amazonas”, pontuou Simonetti.
Discurso emocionado – Durante o discurso, o advogado e agora presidente da Ordem, Jean Cleuter, foi aclamado de pé pelos convidados. Emocionado, Cleuter relembrou fatos marcantes de sua vida e de como foi para chegar à advocacia, falando que mesmo em momentos difíceis nunca pensou em desistir da carreira de advogado, porque sempre acreditou que o trabalho dignifica o homem.
Sobre a nova gestão, Jean Cleuter destacou que eles vão ter muito trabalho, mas defende que ela será histórica e vanguardista, colocando a entidade à frente dos desafios que surgiram, inclusive no período da pandemia da Covid-19.
“Nossa gestão está pautada pela aproximação maior com a advocacia, por uma estruturação maior da advocacia. Nós passamos por um momento difícil, que foi a pandemia, então nós temos que adequar a advocacia a todo este novo momento. É o momento dos peticionamentos eletrônicos e de novos desafios, então temos que estar na vanguarda para enfrentar estes desafios”, disse Cleuter ao Portal O Convergente.
Além disso, o novo presidente falou dos projetos que pretende implementar neste triênio que vai comandar a OAB-AM, entre eles: a ampliação da sede de lazer da entidade; a criação de escritórios de advocacia descentralizados e compartilhados por advogados; a sala dos advogados no interior do Amazonas e a modernização da sede principal da instituição.
OAB nos bairros – Cleuter também destacou em seu discurso que a entidade vai atuar nestes três anos na luta da valorização da carreira advocatícia, pela liberdade de imprensa e de expressão, pela manutenção do modelo econômico e dos direitos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Por se tratar de um ano eleitoral, Cleuter também defendeu um trabalho intenso por parte da OAB-AM ao combate das notícias falsas (fake news). Ele disse também que pretende levar a OAB-AM para os bairros mais distantes de Manaus e ao interior do Estado.
Mulheres em pauta – A nova vice-presidente da Ordem, a advogada Aldenize Aufiero destacou que todos esperam muito desta gestão e que ela será acolhedora, inclusiva e plural, destacando que não deixará de lado todas as pautas relativas às causas femininas. A advogada também destacou todo o trabalho das gestões anteriores que fizeram a OAB-AM chegar ao patamar que se encontra até agora e que a conquista da nova diretoria é de todos os advogados da instituição.
Esperança – Também presente na solenidade, o ex-presidente da Ordem e agora um dos conselheiros federal da OAB-AM, o advogado Marco Aurélio Choy destacou que seu coração está recheado de três grandes momentos como ex-presidente da OAB-AM, que são: o de gratidão, o de dever cumprido e o de esperança de crescimento da entidade. “Sentimento de esperança nesse movimento de união da advocacia em torno do Jean Cleuter e a expectativa de uma grande gestão e de dias melhores para todos nós”, disse Marco Choy.
Perfil do presidente – Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense, tem 52 anos, casado. Atua na área jurídica desde 1998. Mestrando em Direito Tributário e advogado com especialização em Direito Processual Civil. Além do Direito também é graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior.
Ingressou no Direito após acompanhar a atuação de um tio em uma ação reclamatória trabalhista. Jean foi juiz Classista do Trabalho (1998/2001). Foi presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário (2013/2015). Conselheiro Federal Efetivo da OAB (2010/2013). Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda- CARF/ MF (2008/2012).
Além disso, também secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário da OAB (2010/2013). Professor universitário de Direito Processual Civil (desde 2005). Com vasta história na advocacia amazonense e atuação firme no Conselho Federal da Ordem na relatoria da inclusão dos advogados na modalidade de Simples Nacional, Jean já tinha disputado a presidência da seccional Amazonas duas vezes. Ele foi eleito em dezembro de 2021.
Confira mais fotos do evento:
—-
Por Edilânea Souza
Fotos: Marcus Reis