Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Pontual nesta sexta-feira, 25/3, apontou que o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) e o governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil) devem se enfrentar no segundo turno das eleições deste ano.
Conforme os dados, Amazonino Mendes, mesmo sem ter definido um partido para disputar a eleição, aparece liderando a pesquisa com 30,5% das intenções de votos. Já Wilson Lima, foi lembrado por 20,9% do eleitorado.
O resultado da pesquisa aponta que no segundo turno das eleições os amazonenses terão uma reedição do que ocorreu no pleito de 2018, quando Wilson Lima enfrentou Amazonino Mendes no segundo turno das eleições naquele ano. Sendo que Lima venceu o pleito com 58,50% (1.033.954) dos votos válidos, contra 41,50% (733.414) de Amazonino Mendes.
A pesquisa colocou em análise todos os possíveis candidatos à vaga de Governo no pleito. Sendo assim, na avaliação dos entrevistados na pesquisa, a terceira colocação é ocupada pelo senador Eduardo Braga (MDB), que recebeu 16,1% das intenções de votos.
Já em quarto lugar do ranking aparece o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5,3% das intenções de votos e na sequência, com 3,6% das intenções de votos, a defensora pública Carol Braz (PDT), e o ex-vice-governador do Amazonas Henrique Oliveira (Pros) com 3,2%.
Os votos em branco ou nulo somam 13,1% e os indecisos são 7,3%.
Confira:
Dados – A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 23 de março, “in loco”, utilizando a técnica “Face-to-Face”, em Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Maués, Iranduba, Tabatinga e Manicoré.
A pesquisa entrevistou um total 2.240 eleitores, sendo 1.240 na capital e 1.000 no interior do Estado. O estudo tem margem de erro de 2,07% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Outra análise – Em dezembro de 2021, o presidente do Instituto Pontual e especialista em pesquisas eleitorais, Eric Barbosa, já tinha feito uma breve análise de como deveria ser o comportamento do eleitorado em 2022 no que tange a disputa para o governo do Amazonas.
Na ocasião, o especialista destacou que um dos fatores constatados pelo levantamento interno do Instituto Pontual é que as entregas feitas pelo governados Wilson Lima, bem como a participação dele nas ações no interior do Estado estavam contribuído sobremaneira para a recuperação da sua aceitação entre o eleitorado.
Confira:
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação / Ilustração: Neto Ribeiro