Neste sábado, 13/2, a juíza eleitoral do município de Iranduba, Dinah Câmara Fernandes, cassou os mandatos do prefeito do município, Augusto Ferraz (DEM), e de seu vice, Robson Adriel Cardoso Maia (Avante), por abuso de poder econômico, decorrente de prática de conduta ilícita. A ação, que foi movida pelo ex-candidato a prefeito da cidade, Alain Cruz (PSC). A decisão cabe recurso.
No documento, a juíza destaca que “o abuso de poder econômico em matéria eleitoral se refere à utilização excessiva antes ou durante a campanha eleitoral, de recurso materiais ou humanos que representem valor econômico, buscando beneficiar candidato, partido ou coligação, afetando assim a normalidade e legitimidade das eleições”, diz um trecho do documento.
De acordo com o denunciante, Augusto Ferraz e Robson Adriel praticaram abuso de poder econômico ao realizar doações de cestas básicas, instalação de iluminação em comunidades, além de pavimentarem ruas nos bairros e comunidades do município. Ainda segundo a denúncia, as ações eram divulgadas por meio da assessoria, simpatizantes, eleitores do prefeito e vice, e em redes sociais e grupos de aplicativo de mensagens denominado “Amigos Augusto Ferras Iranduba”.
Sentença – Além da cassação dos diplomas de Augusto Ferraz e Robson Adriel, a juíza também declarou os dois inelegíveis por oito anos.
A equipe de reportagem do Portal O Convergente entrou em contato com a assessoria de imprensa do prefeito de Iranduba, mas até o momento não obteve retorno à demanda.
—-
Da Redação
Foto: Divulgação