A proximidade das eleições evidência cada vez mais as forças partidárias e alianças a serem formadas no decorrer do processo eleitoral, firmado antes dos prazos determinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A escolha das alianças, dos apoios e dos nomes que disputaram as eleições neste ano também são definidas conforme a “força” adquirida pelas coligações ao longo dos anos em cada pleito eleitoral.
O Partido Republicano Brasileiro (PRB), por exemplo, tem ganhando cada vez mais força no Amazonas e tem sido considerado, por muitos políticos, um importante partido para a vitória nos pleitos, principalmente nas eleições deste ano.
Sagacidade – Em um trabalho estratégico de planejamento, em 2018, o Republicanos elegeu o deputado estadual João Luiz com mais de 25 mil votos. A sigla tem buscado ganhar mais aliados e nomes de peso como o do parlamentar, para firmar ainda mais sua legenda nas eleições deste ano.
Antes de ganhar um dos cargos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em 2016, João Luiz foi o vereador mais votado de Manaus, eleito com 13.978 votos, ganhando holofotes e fazendo com que o partido evidenciasse a sua potência na capital.
Além de João Luiz, nas eleições municipais de 2020, o Republicanos elegeu três vereadores, sendo João Carlos, eleito com 13.880 votos; Capitão Carpê Andrade, eleito com 8.538 votos, e Márcio Tavares, que foi eleito com 4.681 votos.
Estratégia – A sigla, que nasceu como Partido Municipalista Renovador (PMR) e em maio de 2019 passou-se a chamar Republicanos, tem histórico de organização e mobilização. Segundo fontes consultadas pelo Portal O Convergente nos bastidores da política, o partido planeja este ano reforçar ainda mais sua base no Amazonas, trazendo lideranças de pelo menos 10 municípios do Estado para as eleições deste ano.
De acordo as informações de interlocutores, a intenção do partido é eleger, ao menos, três deputados estaduais pela sigla. Tendo os nomes cotados para tal feito o próprio deputado João Luiz, que vai mirar na reeleição, o vereador Capitão Carpê Andrade, os ex-vereadores Amauri Colares e Fred Mota que não conseguiram se reeleger nas últimas eleições municipais, e do ativista de direitos dos animais Amauri Gomes.
Ainda segundo informações obtidas pelo O Convergente, com a organização da chapa para eleger os deputados estaduais, alguns parlamentares, que estão cumprindo mandato, mostraram interesse de migrar para o Republicanos. Fontes revelaram, também, que o deputado João Luiz é quem está, com muita cautela, avaliando as possibilidades dos nomes dos políticos interessados em se filiar à sigla para disputar as eleições deste ano.
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis