29.3 C
Manaus
sábado, outubro 5, 2024

Em pronunciamento feito nas redes sociais, Bolsonaro diz estar ‘totalmente empenhado’ em ajudar os brasileiros que estão na Ucrânia

“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, diz a publicação

Por

O presidente Jair  Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para se pronunciar  sobre o ataque russo à Ucrânia.  Na publicação em sua conta no Twitter, o chefe do Executivo afirmou estar “totalmente empenhado” em proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Segundo ele, a embaixada em Kiev está “aberta e pronta a auxiliar” os cidadãos brasileiros no território ucraniano.

“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, diz a publicação.

Na postagem Bolsonaro, que se limitou a dar uma opinião sobre os fatos, disse ainda que caso os brasileiros “necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações do serviço consular da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”.

Confira:

Mais cedo, sem fazer referência aos ataques de tropas russas à Ucrânia, Bolsonaro disse, em um evento no município de  São José do Rio Preto, que “comunismo é um fracasso, socialismo é uma desgraça.” A frase foi dita durante discurso do presidente na inauguração de obras de duplicação da rodovia Transbrasiliana.

Na semana passada, o presidente se reuniu com o presidente da Rússia,Vladimir Putin, a quem manifestou “solidariedade” em relação à crise com a Ucrânia. Encontro esse que estimulou uma “cobrança” de posicionamento do presidente em relação ao confronto.

Pronunciamento  Mais cedo, após pressão de líderes mundiais, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota à imprensa em que afirma que acompanha, “com grave preocupação”, a deflagração de operações militares da Rússia contra alvos no território da Ucrânia.

“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, disse um trecho da nota.

— —

Da redação com informações do Estadão e Agência Brasil

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -