O advogado Beto Simonetti, foi eleito na noite desta segunda-feira, 31/1, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o triênio 2022-2025. Durante a votação, realizada na sede nacional da entidade em Brasília, a chapa “OAB de Portas Abertas” encabeçada por Simonetti recebeu 77 dos 81 votos. Beto Simonetti é o segundo amazonense a assumir o posto mais alto da entidade que completará 92 anos em 2022. Antes dele, Bernardo Cabral, presidiu a instituição de 1981 a 1983.
Simonetti foi eleito como candidato único e será o sucessor de Felipe Santa Cruz na presidência da OAB. O amazonense assume oficialmente o cargo na manhã desta terça-feira, 1º/2, na sede nacional da OAB em Brasília. Simonetti atuava como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, na gestão Santa Cruz, também atuou como secretário-geral da instituição e coordenador do Exame da Ordem.
Em seu discurso, após ser eleito presidente nacional da Ordem, Simonetti agradeceu pelos votos e reafirmou compromisso com a defesa das pautas da advocacia.
“Quero selar um compromisso com os advogados e advogadas do Brasil, ser um defensor desse país, um defensor intransigente dos nossos direitos e prerrogativas. Meu compromisso é verdadeiro, é real, é honesto, é leal”, disse o advogado.
Perfil – Natural de Manaus, José Alberto Simonetti, 43, é advogado criminalista, formado em Direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Beto Simonetti está em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, em novembro de 2021, foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022.
Ao longo desses mandatos, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB Nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.
Além de Beto Simonetti, também compõem a nova Diretoria do Conselho Federal da OAB o vice-presidente Rafael Horn, a secretária-geral Sayury Otoni, a secretária-geral-adjunta Milena Gama e o diretor-tesoureiro Leonardo Campos.
—–
Por Lana Honorato
Fotos: Alexandre Motta