26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Moradores reclamam e políticos reagem à instalação de novos medidores de energia pela Amazonas Energia

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), o senador Eduardo Braga (MDB) e o vereador Rodrigo Guedes (PSC) se manifestaram sobre o assunto. Eles prometeram recorrer da instalação que tem prejudicado a população

Por

Na manhã desta quinta-feira, 20/01, moradores do bairro Cidade Nova fizeram uma manifestação contra a instalação de novos medidores de energia por parte da concessionária Amazonas Energia. Conforme denúncias, a partir da instalação dos novos medidores foram registrados aumentos abusivos, de até 500%, na conta de energia. A manifestação é mais um capítulo na longa novela em torno da insatisfação quanto os valores pagos pelo consumidor e as constantes reclamações quanto a precariedade dos serviços executados pela concessionária no Amazonas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), o senador Eduardo Braga (MDB) e o vereador Rodrigo Guedes (PSC) se manifestaram sobre o assunto. Guedes acompanhou a manifestação desta quinta-feira.

“Em diversos bairros de Manaus a conta tem vindo de 5 a 6 vezes mais cara. A população não tem como pagar uma conta de mais de mil, dois mil reais. Isso tudo depois que instalaram os medidores. Faço uma convocação à toda a Câmara Municipal de Manaus, aos 41 vereadores, aos deputados estaduais, para que façamos algo pela população, para mudar esse absurdo. Temos que nos mobilizar contra esses abusos cometidos pela Amazonas Energia, do jeito que está não dá pra ficar”, advertiu o vereador.

O vereador informou que dará entrada em uma representação no Ministério Público do Estado (MPAM) e na Defensoria Pública do Estado (DPE) para que a situação seja apurada.
Ex-ministro de Minas e Energia, o senador Eduardo Braga também se manifestou sobre o assunto. Ele afirmou que entrará com ações na Justiça Federal e na Justiça Estadual contra a Amazonas Energia solicitando a imediata suspensão da instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC), que substitui o serviço de leitura e medição manual do consumo de energia elétrica em Manaus.

Ao lado de seus advogados, Eduardo Karam e Gina Moraes, o parlamentar afirmou, em suas redes sociais, que a medida da companhia é “absolutamente ilegal e criminosa” contra o povo do Amazonas. Braga defendeu o direito do consumidor monitorar o próprio consumo de energia elétrica diretamente no contador manual instalado em sua residência.

Nas ações, o senador Eduardo Braga requererá que a instalação do novo sistema seja suspensa imediatamente em toda a cidade, além da retirada dos equipamentos implantados e em funcionamento nos bairros Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Nova Cidade, Parque Dez, Riacho Doce e da União, conforme nota da companhia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Ministério de Minas e Energia também devem ser acionados pelo senador.

Confira:

Manifestações:

_ _

Por Redação com informações das assessorias

Foto: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -