28.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 18, 2024

Governo do Amazonas amplia número de rodovias estaduais e quilometragem pavimentada

Os benefícios com a estadualização e investimentos em rodovias abrangem mais facilidade no acesso a serviços como educação, saúde e educação, e melhores condições de escoamento da produção rural, fomentando a economia e gerando emprego e renda.

Por

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), aumentou o número de rodovias estaduais, que passou de 29 para 34. As rodovias estão dentro das especificações técnicas exigidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O aumento do número de rodovias e da quilometragem pavimentada aconteceu por meio da estadualização de estradas vicinais, e foi formalizada com a publicação da Lei nº 5.692, de 17 de novembro de 2021, aprovada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e sancionada pelo governador Wilson Lima, entrando em vigor na data de sua publicação.

Segundo a Seinfra, desde 1986, não havia sido acrescentado nenhum quilômetro na malha viária do Amazonas. Com a Lei nº 5.692, foram acrescentadas cinco novas estradas.

Benefícios – Os benefícios com a estadualização e investimentos em rodovias abrangem mais facilidade no acesso a serviços como educação, saúde e educação, e melhores condições de escoamento da produção rural, fomentando a economia e gerando emprego e renda.

O assessor técnico de planejamento da Seinfra, Odenilson Serique, acrescenta que a estadualização das estradas também aumenta a malha viária do Amazonas junto ao Sistema de Viação Nacional e, por via de consequência, aumenta a arrecadação via Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre a comercialização de combustíveis.

“A captação de recursos junto ao Ministério dos Transportes aumenta na mesma proporção em que cresce a extensão da malha viária de cada estado da federação. E o Estado do Amazonas estava perdendo muita arrecadação por não se preocupar em fazer a manutenção adequada e em melhorar a quilometragem de sua malha viária”, explicou Serique.

O aumento na arrecadação via Cide gera aumento de verba para manutenção dessas estradas, com a possibilidade de construção de novas rodovias e vicinais.

Critérios de aprovação – Dentre os principais critérios para a aprovação dos ramais e vicinais para termos de estadualização, destacam-se a largura da via, que deve ter de 6 a 7 metros de largura; ter acostamento; sinalização; ligar a capital do estado a uma ou mais sedes municipais; interligar as principais cidades ou sedes municipais; ligar em pontos adequados, duas ou mais rodovias estaduais ou federais; e permitir o acesso a pontos de atração turística, portos marítimos ou fluviais, dentre outros itens.

Processos – A secretária adjunta de Planejamento da Seinfra, Lizandra Brugnara, informou que foram necessários dois anos de trabalho ininterrupto para identificação das estradas passíveis de estadualização, assim como tratativas com os prefeitos e Câmaras Municipais para a aprovação desses processos.

“Só após a chegada dessa nova administração junto ao Governo do Estado e à Seinfra é que foram feitos os levantamentos necessários junto às prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos estaduais e federais ligados a essa questão, finalmente alcançando esse resultado positivo”, destacou.

Brugnara acrescentou que foi um trabalho realizado durante os dois últimos anos. “Desde os levantamentos iniciais até chegar à Casa Civil, com o resultado desse trabalho que foi enviado para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas, sanção governamental e publicação no Diário Oficial do Estado”.

As novas estradas:

AM-151: inicia no entroncamento no Km 10 da AM-070 e termina na sede do município de Iranduba. A via tem 12,6 quilômetros e é conhecida como rodovia Carlos Braga;

AM-239: inicia no porto de São Gabriel da Cachoeira e termina no entroncamento com a BR-307. A estrada tem 14,5 quilômetros;

AM-249: inicia na sede do município de Uarini e termina na Vila de Copacá. Conhecida como Estrada do Nogueira, tem 14,8 quilômetros;

AM-362: inicia no Lago de Tefé e termina na sede do município de Alvarães. Tem 14 quilômetros;

AM-351: inicia no entroncamento do Km 128 da AM-010 e termina no Rio Urubu. A estrada abrange 19,9 quilômetros e é conhecida como Ramal do Branco.

— —

Foto: Divulgação/Seinfra e Diego Peres/Secom

Com informações da assessoria de comunicação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -