Encerrou na noite desta quinta-feira, 2/12, o prazo para a realização de comícios e reuniões públicas pelos candidatos que estão na disputa da eleição suplementar de Coari. Para garantir o cumprimento do prazo, a juíza da propaganda eleitoral, Juline Rossendy Rosa Neres, juntamente com uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), fiscalizou as manifestações que antecedem a votação que acontecerá neste domingo, 5.
A campanha eleitoral no município de Coari iniciou dia 6 de novembro e pelas regras eleitorais, na quinta-feira foi o último dia permitido para que os candidatos pudessem fazer propaganda mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de som fixa.
Nesta sexta-feira, 3/12, é o último dia para a divulgação paga na imprensa escrita e a reprodução da propaganda política na internet. E no sábado, um dia antes do pleito, os candidatos só podem fazer propaganda eleitoral até às 22h.
As regras foram definidas pela resolução do TRE-AM nº 24/202. A mesma definiu que a propaganda eleitoral da eleição suplementar seja regulada, no que couber, pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019 e pela Lei n° 9.504/97. Pelo período, determinado para a realização das eleições, apenas não foi permitido a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, sendo admitidos todos os demais meios legalmente previstos.
Eleições – No domingo, 5, dia do pleito, a previsão do TRE é que 49.702 pessoas aptas para votar compareçam nas 183 sessões eleitorais que funcionaram na sede do município e nas comunidades próximas, a partir das 7h.
Concorrem ao pleito, que encerra às 17h de domingo, o radialista e empresário Robson Tiradentes Junior (PSC), que tem como vice o Coronel Ayrton Norte (PSC); o ex vice-prefeito de Coari Keitton Pinheiro (PP), que tem como seu vice Edilson Lima (Republicanos); o empresário José Henrique Oliveira (PL), o Zé Henrique e seu vice Orlando Nascimento (Avante) e o professor Aldemir Almeida Mitouso, o Mil Mitouso, que tem com vice a professora Dilene Marques (PSB).
A chapa vencedora no pleito, conforme as normas estabelecidas pelo TRE, será diplomada até o dia 17 de dezembro.
— —
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação