26.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Fazer uma administração mais eficaz e próspera para Coari é a motivação do candidato Mil Mitouso

Mil Mitouso (PSB), que já foi candidato a prefeito de Coari em 2016, disse em entrevista exclusiva ao Portal O Convergente que o foco do seu projeto político é fazer com que os investimentos públicos sejam voltados para as pessoas e que deixe de ser uma administração baseado em cimento, tijolo e tinta

Por

O professor Aldemir Almeida Mitouso (PSB), o Mil Mitouso, é um dos quatro candidatos ao cargo majoritários da Prefeitura de Coari na eleição suplementar que irá ocorrer no próximo dia 5 de dezembro. Em entrevista exclusiva ao Portal O Convergente, Mil Mitouso, que já foi candidato a prefeito de Coari em 2016, falou que a motivação para se candidatar mais uma vez para função de chefe do Executivo Municipal é a certeza de que pode fazer uma administração mais eficaz para a cidade e para a população coariense.

Mil Mitouso tem 46 anos, é natural de Coari e é formado em Ciência Política, com ênfase em Gestão Pública, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É professor da rede estadual e municipal de ensino de Coari e já foi secretário de Economia e Finanças e de Saúde do município. Em 2016 se candidatou pela primeira vez ao cargo de prefeito de Coari, ficando em 3° lugar entre os cinco candidatos com 4.500 votos.

Este ano, Mil Mitouso lançou a candidatura ao lado da também professora Dilene Marques como sua vice. Mil Mitouso defende a necessidade de implementação de um novo projeto político e econômico para Coari que, segundo ele, tenha como foco o investimento público nas pessoas, para lhes proporcionar mais dignidade e bem-estar.

Além Mitouso, Keitton Pinheiro (PP), o radialista Robson Tiradentes Junior (PSC) e José Henrique Oliveira (PL) disputam as eleições suplementares de Coari.

Ao O Convergente, Mil Mitouso disse estar preparado para comandar a cidade caso seja eleito no próximo dia 5 de dezembro, destacando que irá “tirar o município do caos econômico” que, segundo ele, o município se encontra com muito trabalho e dedicação.

“Estou muito bem preparado para esse desafio e sei que posso contar com a professora Dilene e com muitos outros coarienses que também estão preparados para compor nosso governo e fazer o melhor por Coari. Todas as nossas ações na área da educação, saúde e segurança serão para nossos vizinhos, amigos, parentes e quando você trabalha para sua gente, você trabalha com mais dedicação diferente dos outros que nunca tiveram um professor, um colega de aula e nem um vizinho na cidade e só queriam tirar proveito do nosso município. A nossa primeira ação vai ser voltada para tirar nosso município desse caos econômico e social que ele se encontra”, declarou.

Propostas – Com relação a melhorar a economia em Coari, Mil Mitouso, conforme o plano de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aumentar os gastos públicos nos primeiros anos de governo para incentivar a geração de emprego e renda e aquecer a economia do município.

Mitouso ressaltou que para isso pretende mudar o atual modelo de administração do município. “O ponto principal é mudar esse modelo de administração baseado em cimento, tijolo e tinta. O modelo de quem constrói mais obras para deixar seu nome na placa. Não que eu não vá construir nada, mas quero implantar um novo modelo de administração, que tenha foco nas pessoas, que tenha como objetivo o desenvolvimento econômico e social”, ressaltou.

Ainda no plano de governo, Mitouso diz que na área da educação irá investir na formação continuada dos professores e técnicos, bem como realizar estudo sobre a possibilidade de reajuste dos salários com intuito de valorizar os profissionais da educação. Com relação à saúde pública, o candidato afirmou que pretende fortalecer e expandir os serviços de saúde para que fiquem mais próximos dos usuários, com foco na qualidade, humanização e excelência da promoção, prevenção, atenção e recuperação das pessoas, por meio da valorização dos profissionais de saúde.

Além disso, para Mil Mitouso os recurso que Coari recebe, por meio do Produto Interno Bruto (PIB), é investido, segundo ele, para “embelezar” a cidade e esse foco precisa ser mudado. “Precisamos mudar o foco, temos que embelezar a vida das pessoas, o povo estando bem a cidade estará bem, do contrário não alcançaremos o objetivo da administração pública que é o bem-estar social”, opinou.

Coari é o município do Amazonas que possui o maior PIB do Estado, por conta dos royalties de petróleo.

Oposição – Mil Mitouso já declarou que faz oposição à gestão da família Pinheiro, mas, ao contrário dos outros candidatos que também se classificam como sendo de oposição – Robson Tiradentes Junior e José Henrique Oliveira -, Mitouso diz que sua oposição é ideológica e não por conveniência.

“Realmente eu sou o único candidato que faz oposição ideológica ao grupo que está no comando do município. Todos os outros candidatos fazem oposição baseada nos seus interesses pessoais, pois todos eles já fizeram parte desse governo de alguma forma”, ressaltou.

Fazendo referência a Zé Henrique Oliveira, Mil explicou que o candidato diz ser de oposição, mas passou mais de 20 anos do lado do grupo da família Pinheiro. Já Robson Tiradentes, conforme Mitouso, sempre prestou serviços à Prefeitura de Coari, com o fornecimento de equipamentos de som.

“Um dos candidatos que se diz oposição (Zé Henrique) passou mais de 20 anos do lado desse grupo e seu irmão, que é vereador, saiu candidato em 2020 do lado desse mesmo grupo que eles dizem que se opõem. Mais grave e intrigante é ele ter votado na Dulce Menezes (vereadora e tia de Adail Filho, ex-prefeito de Coari e primo de Keitton Pinheiro) para ser presidente da Câmara e, consequentemente, prefeita interina e agora quer enganar o povo dizendo que é oposição. Já o outro candidato, que também se diz de oposição, sempre teve a família como fornecedora de trios elétricos e equipamentos de sons para a prefeitura do município”, afirmou.

Questionado sobre quais são seus sonhos para Coari, Mil Mitouso foi enfático em dizer que deseja ver o povo coariense empregado e com condições de colocar comida na mesa.

“Para que isso aconteça precisamos aquecer a economia do município, principalmente através do aumento dos gastos públicos no primeiro ano de governo, com o objetivo de gerar cinco mil empregos e melhorar os serviços na área da saúde, educação e segurança pública. Os recursos do município precisam chegar nas mãos do povo imediatamente. Coari, assim como vários municípios, está vivendo um caos econômico e consequentemente um caos social. Com essas medidas iniciais iremos melhorar essas situações”, concluiu o candidato.

 

Fotos:

——-

Por Lana Honorato

Ilustração: Marcos Reis/Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -