32.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 5, 2024

Ministro do TSE dá 10 dias para PSDB explicar falhas em aplicativo

A decisão do ministro atende ao pedido de Gustavo Futagami, tesoureiro da Juventude do PSDB em Mato Grosso do Sul.

Por

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves deu dez dias para que o PSDB explique os problemas envolvendo o aplicativo utilizado no último domingo, 21, para a votação nas prévias do partido para a escolha do pré-candidato a presidente. A decisão do ministro atende ao pedido de Gustavo Futagami, tesoureiro da Juventude do PSDB em Mato Grosso do Sul. O grupo apoia a medida de Futagami.

Ao TSE, Futagami pediu que as prévias do PSDB fossem suspensas “até regularização do aplicativo ou escolha outro meio para realizar tal votação”. Para o tesoureiro, “a continuação destas eleições por meio do aplicativo é lesivo ao Estado Democrático de Direito”.

A ação foi apresentada à Justiça Eleitoral em 21 de novembro, antes de o PSDB decidir testar outro aplicativo para continuidade das prévias. Hoje, porém, o partido disse que os testes não tiveram resultados satisfatórios, e continua em busca de uma solução.

Em razão do movimento do PSDB para solucionar o problema, o ministro do TSE optou por, neste momento, apenas pedir esclarecimentos ao partido a respeito dos aplicativos. As prévias já estão suspensas em razão dos problemas para votação.

“Entendo prudente que o exame do pedido de liminar ocorra após a legenda prestar as informações cabíveis”, escreveu Gonçalves em decisão publicada ontem.

O ministro determinou que, além do PSDB, prestem informações seu presidente nacional, Bruno Araújo, e o senador José Aníbal (SP), que comandou a comissão que organizou as prévias.

“O aplicativo do PSDB fere discricionariamente esse instrumento ao não permitir que seus filiados exerçam o direito ao voto! Visto que o aplicativo disponibilizado para tal fim é inútil!”, escreveu Futugami ao TSE. “Nada mais justo que a suspensão deste falho processo eleitoral! Até a resolução desta falha grotesca!!”.

— —

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -