28.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Arthur Virgílio protagoniza transformação do PSDB em embate pelas primárias do partido

Apontado como anticandidato nas prévias do PSDB, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, tornou-se a figura central do processo de transformação e resgate do partido no cenário político nacional, sobretudo após a crise provocada pelo não cumprimento da agenda das primárias, por falhas apresentadas no aplicativo de votação.

Por

O imbróglio que se tornou as prévias do PSDB para a presidência da República deve ser definido mesmo no próximo domingo, 28/11. Até lá, os bastidores tucanos devem continuar em ebulição. A decisão quanto ao novo prazo para conclusão da eleição interna teria sido tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos, segundo o partido, no entanto, a informação foi desmentida por Eduardo Leite, um dos candidatos das prévias.

“A gente está diante de um impasse. A nota [divulgada pelo PSDB] está equivocada. […] Não houve esse acordo, até porque não se tem acordo sobre uma ferramenta que não se conhece”, afirmou.

Em resposta, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que conversou com Leite antes do anúncio oficial. “Pode até ter havido uma mudança de posição, mas obviamente eu não sou nenhum leviano e com a responsabilidade que tenho, e com tudo isso que estamos vivendo, estar fazendo qualquer tipo de entendimento este sem ter conversado. Foi devidamente tratado”, afirmou o presidente do PSDB.

Araújo afirmou ainda que a expectativa é que as prévias sejam retomadas nesta quarta-feira, com o processo tendo previsão de conclusão até domingo. Na nota publicada, o partido afirmou também que se empresa contratada para a implementação do aplicativo não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez na solução dos problemas que impediram a votação, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias.

O PSDB ainda afirma que todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados. As prévias presidenciais do PSDB, disputadas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgilio, foram adiadas no último domingo após uma falha no aplicativo de votação do partido.

Doria divulgou na noite desta segunda uma nota apoiando a decisão do partido. “É preciso concluir o processo eleitoral de consulta interna. Qualquer alternativa que não seja a rápida conclusão da votação é um desrespeito à vontade da maioria partidária. É violentar as prévias. É negar a democracia”, afirma o governador de São Paulo.

A campanha de Leite disse, também em nota, que “aguarda respostas sobre o processo de votação das prévias” e defende que a votação seja realizada o mais rápido possível.

Arthur Virgílio – Apontado como anticandidato nas prévias do PSDB, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, tornou-se a figura central do processo de transformação e resgate do partido no cenário político nacional, sobretudo após a crise provocada pelo não cumprimento da agenda das primárias, por falhas apresentadas no aplicativo de votação.

Virgílio está sendo assediado pela mídia e é uma das figuras mais citadas nas redes sociais desde o último domingo, 21, por seu posicionamento severo e críticas contundentes à ala bolsonarista do PSDB, além do confronto direto com o deputado federal Aécio Neves, a quem acusa ser a “maçã podre que está contaminando o partido”, e por sua cobrança forte pela conclusão das prévias até o próximo domingo (28), com ou sem a substituição da empresa que estava responsável pelo aplicativo.

“Estou querendo que as prévias se realizem. Percorri o Brasil todo e passei meu aniversário em BH, onde só um deputado me recebeu. Havia ordens diretas de Aécio para que não me prestigiassem”, disse Virgílio em entrevistas concedidas ao jornalista Luiz Datena e à emissora CNN Brasil.

Arthur também respondeu ao ataque vindo do próprio Aécio e do candidato Eduardo Leite, que o chamaram de ‘laranja’ na campanha do também candidato João Doria.

“Uma pessoa como eu serve para laranja? Que enfrentou o general Newton Cruz no cerco à Brasília, que foi líder inclemente da oposição por oito anos no Senado. Então, no PSDB que o Aécio Neves idealiza, tenho a honra de não ter a menor influência”, disparou, destacando que sua influência foi no PSDB de Franco Montoro, Mário Covas e Fernando Henrique, assim como no PMDB de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. “O avô do Aécio, aliás, esse me conhecia muito bem”, completou.

Nas duas entrevistas, Arthur Virgílio manifestou apoio ao presidente do partido, Bruno Araújo, que vem fazendo todos os esforços para resolver a questão técnica e finalizar o processo das prévias de forma legítima. “São prévias incompletas, imperfeitas e que devem ser melhoradas nas próximas. Mas, aceitei porque tinha uma missão, de falar sobre democracia e da importância da Amazônia. E é nesse sentido que fiz minha anticandidatura”, finalizou.

— —

Com informações da assessoria de imprensa

Foto: Karla Vieira / assessoria de imprensa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -