28.3 C
Manaus
sábado, setembro 7, 2024

OAB/AM: Chapa 10 apresenta propostas para eleição da Ordem durante Debate Político, do Portal O Convergente

Os advogados da chapa “Ordem Para Advocacia”, Paulo Maffioletti e Lucia Barreto foram os convidados desta segunda-feira, 8/11, do quadro Debate Político, do Portal O Convergente. Autodeclarados conservadores, eles apresentaram suas propostas e convocaram a categoria para votar na escolha que definirá a direção da Ordem no Amazonas para o triênio 2022/2024

Por

Os advogados candidatos pela Chapa 10 à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM), Paulo Maffioletti e Lucia Barreto foram os convidados desta segunda-feira, 8/11, do quadro Debate Político, do Portal O Convergente. Autodeclarados conservadores, eles apresentaram suas propostas e convocaram a categoria para votar na escolha que definirá a direção da Ordem no Amazonas para o triênio 2022/2024. A chapa “Ordem Para Advocacia” faz oposição a Chapa 30, encabeçada pelos advogados Jean Cleuter Mendonça e Aldenize Aufieiro.

Advogado há 15 anos, o candidato à presidência da OAB/AM, Paulo Maffioletti é especialista em direito civil e processual civil, com atuação na área de advocacia corporativa. Já a candidata a vice-presidente, Lucia Barreto atua nas áreas criminal, cível, de família e do consumidor. Conforme Lúcia, uma de suas principais funções será a de ser porta-voz das mulheres e dos jovens advogados.

Conforme o candidato a presidente da OAB, a pandemia de coronavírus afetou duramente todas as categorias e com a advocacia não foi diferente. Pesquisa realizada pela Associação de Advogados de São Paulo (AASP) e pela Fundação Arcadas, da faculdade de direito da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que as principais dificuldades enfrentadas pelos advogados brasileiros está sendo a ausência de novos casos e as dificuldades financeiras.

Como proposta para amenizar os impactos causados pela Covid-19, a Chapa 10 explicou que pretende firmar convênios com lojas de eletrônicos para que o advogado tenha ajuda na aquisição das ferramentas de trabalho. Os candidatos também falaram de propostas relacionadas a abertura de linhas de crédito com bancos para o financiamento e suporte aos advogados que tiveram que fechar os escritórios, e também para os advogados recém formados.

A redução da anuidade também é uma das propostas dos advogados Paulo Maffioletti e Lucia Barreto, que querem com isso resgatar aqueles que ficaram inadimplentes. “Vamos lutar para trazer de volta esses advogados que sofreram, que não têm condições financeiras. Ninguém fica inadimplente porque quer. Aconteceu alguma coisa para esse advogado estar inadimplente. Temos também outras propostas para os colegas advogados iniciantes, a gente vai fazer um estudo para viabilizar a isenção da anuidade para os colegas advogados iniciantes nos primeiros dois anos. Isso vai alavancar a vida dos colegas advogados que estão em início de carreira. A Chapa 10 está disposta a lutar pelos colegas”, afirmou a advogada, Lucia Barreto.

Uma das propostas mais destacadas pela chapa é que prevê a instalação de salas infantis dentro dos fóruns para servir como suporte para os profissionais do Direito durante as audiências. Os espaços serviriam para as advogadas mães e também para os pais, que cada vez mais dividem as obrigações parentais.

“Muitas advogadas deixam de trabalhar porque precisam cuidar dos filhos e a Chapa 10 tem como proposta essa sala infantil pra apoiar, tanto a mãe quanto o pai quando estiverem em audiências. É uma medida simples que resultará em melhorias significativas na qualidade de vida e profissional desses advogados”, apontou a candidata a vice-presidente.

Os convidados ainda falaram sobre a intenção de aprimorar o Portal da Transparência da entidade, onde devem ficar à disposição informações sobre as contas da seccional, contratos vigentes, pessoal e outros. Segundo Maffioletti, a Chapa 10 pretende aprimorar o portal para fortalecer a democracia institucional. O candidato falou ainda que pretende submeter a OAB/AM a uma auditoria para entender o tamanho do órgão.

Candidatos de Direita – Questionados sobre o apoio de movimentos políticos de Direita, Maffioletti negou que haja e afirmou que essas narrativas provêm “dos desesperados”.
“Isso aí é a narrativa dos desesperados. Quando ninguém tem o que falar eles inventam narrativas. Nunca escondi o meu posicionamento pessoal. Eu sou um conservador, sou um cristão. Como conservador nós respeitamos as instituições, respeitamos os valores, respeitamos os princípios, respeitamos todas as vozes. Nós não adjetivamos aqueles que pensam diferente do que nós temos como ideal. Ser conservador não é demérito nenhum”, disse o advogado.

Conforme Maffioletti, a Capa 10 é um grito de liberdade para a advocacia amazonense. “Nós almejamos participar do processo democrático porque é um direito nosso. Queremos ter voz, vez e gostaríamos que a advocacia amazonense pudesse nos dar um voto de confiança. A Chapa 10 tem duas premissas como missão: restaurar a institucionalidade da OAB/AM e devolver a OAB/AM para a advocacia amazonense”, finalizou.

A eleição da OAB-AM ocorrerá no próximo dia 16 de novembro, das 8h às 17h, na Arena da Amazônia.

Confira as imagens:

Confira a entrevista: 

_ _

Por Juliana Freire

Fotos e vídeo: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -