26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Partidos declaram ‘guerra’ após convenções partidárias em Coari

As convenções do último sábado tornaram ainda mais evidentes os discursos que os candidatos nas eleições suplementares em Coari devem adotar. Acusações de lado a lado, ironias e afrontas deram o tom dos discursos de candidatos e apoiadores

Por

O anúncio oficial dos candidatos que vão concorrer nas eleições suplementares para a prefeitura de Coari, marcada para 5 de dezembro, movimentou a cidade no fim de semana. Três partidos realizaram suas convenções no sábado, 30/10, para oficializar seus candidatos a prefeito e vice-prefeito. Os eventos, realizados em locais distintos, tiveram a participação de autoridades políticas do Estado e discursos afrontosos aos opositores.

A convenção do Partido Social Cristão (PSC) oficializou a candidatura do radialista Robson Tiradentes Junior, que terá como candidato a vice-prefeito da chapa o Coronel da Polícia Militar Ayrton Norte.

Já o Partido Progressista (PP) oficializou a candidatura de Keitton Pinheiro ao cargo de prefeito e de Edilson Lima (Republicanos), como vice-prefeito da chapa apoiada pela família Pinheiro.

Além das duas chapas, consideradas as maiores rivais na cidade, o PL oficializou a candidatura de José Henrique Oliveira, que na convenção anunciou Orlando Nascimento (Avante) como vice em sua chapa.

As três candidaturas ganharam a companhia de Aldemir Almeida Mitouso (PSB), o Mil Mitouso. Com um discurso crítico aos concorrentes, Mil Mitouso anunciou sua candidatura por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. A convenção que deve oficializar o nome de Mitouso na disputa está programada para ocorrer nesta segunda-feira, 1º/11, às 19h. Na ocasião deve ser apresentado também o nome do candidato a vice na chapa eleitoral.

Novo rumo – Na convenção do PSC, Robson Tiradentes afirmou que, se eleito, não será um prefeito de gabinete e vai administrar a cidade sem corrupção. “A partir de hoje, Coari terá um novo rumo. Uma Coari sem corrupção. Coari não terá prefeito corrupto, terá libertação. É por isso que estou aqui para disputar mais uma eleição. Agora, tenho um time completo comigo e que mostrou a cara. Essa é a nossa verdadeira face para quem dizia que o Robson não tinha grupo. Meu grupo é vocês (povo). Começamos uma nova história”, declarou.

O evento, que ocorreu na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril (GM3), reuniu grande número de apoiadores e de políticos do Estado. O deputado estadual, Felipe Souza (Patriotas) foi ao evento representando o governador Wilson Lima (PSC). Além dele, compareceram à convenção os deputados federais Sidney Leite (PDS) e Capitão Alberto Neto (Republicanos), e o deputado estadual Sinésio Campos (PT).

O deputado federal Marcelo Ramos (PL), que não pode comparecer ao evento, marcou presença na convenção por meio de vídeo. Ferramenta também usada pelos deputados estaduais Álvaro Campelo e Abdala Fraxe, que endossaram o apoio à candidatura de Tiradentes.

Confira:

Família Pinheiro – Já a convenção que oficializou a candidatura de Keitton Pinheiro reuniu os principais membros da ala política da família Pinheiro. Os ex-prefeitos Adail Pinheiro (pai) e Adail Pinheiro Filho (PP), além da deputada estadual Mayara Pinheiro (PP) e da presidente da Câmara Municipal de Coari, Dulce Pinheiro também compareceram à convenção.

O evento ocorrido no Ginásio Geraldo Granjeiro contou com a participação do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) e do deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos). O ex-governador Amazonino Mendes, que já tinha demonstrado apoio ao candidato, enviou um vídeo que foi divulgado durante a convenção para reforçar seu apoio ao candidato do grupo Pinheiro.

Adail Filho, que discursa como se fosse o candidato, durante a convenção voltou a dizer que os opositores não terão chance. “Eles não vão enfrentar apenas nosso grupo político. Eles estão enfrentando o município de Coari. Quando alguém bate de frente com Coari, um destino é certo. O chão. Aqui é terra de lutadores”, disse.

Confira:

Discurso semelhante foi feito por seu pai durante a convenção ao reforçar sua grande influência política, mesmo após ter sido preso por envolvimento em uma rede criminosa de pedofilia.

“Não vão enfrentar só o nosso grupo. Vão enfrentar esse grupo todo, liderado pelo papai! Se não temos medo de enfrentar os gigantes, imagine se teremos medo de enfrentar essas baratas tontas que não sabem a diferença entre abacaba e abacate”, ironizou.

Terceira via – Apoiado pelo presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, que esteve presente na convenção do partido em Coari, o empresário e professor José Henrique Oliveira disse que não brinca de fazer política e alfinetou os opositores.

“Nós não estamos brincando de fazer política. Essa nossa riqueza daqui tem que ficar e ser usufruída pelos coarienses. Não pode ser levada lá pra fora como tem sido feito. Quero do fundo do coração, agradecer a todos vocês, e pedir a Deus que possamos ter uma boa caminhada”, disse durante seu discurso.

Henrique, que tem sido acusado de ser “laranja” da família Pinheiro para tirar votos de Robson Tiradentes recebeu o apoio do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), que aproveitou para fazer críticas à gestão dos Pinheiro na cidade. “Coari tem que dar um basta a uma família que só quer roubar. Vai ter prefeito, não marionete”, afirmou.

Confira:

Candidatura e acusações – Diferentemente dos demais concorrentes, Aldemir Almeida Mitouso (PSB), o Mil Mitouso, lançou sua candidatura por meio das redes sociais e afirmou que todos os demais candidatos têm um péssimo histórico no município.

“Pela primeira vez não temos uma oposição raiz que se oponha a quem está. Todos os candidatos que se apresentam como oposição, em algum momento da história, já fizeram parte do grupo que aí está. Mesmo assim eu esperei para que eles tomassem uma posição que realmente fosse beneficiar o povo de Coari. E, mais uma vez, vemos que o ego sempre vai se sobrepor ao povo de Coari”, afirmou ao sugerir envolvimento de Tiradentes e Zé Henrique com a família Pinheiro.

Confira:

Ele, que foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais, deve ser oficializado nesta segunda-feira. O prazo para a realização de convenções encerra-se nesta terça-feira, 2/11, conforme as normas do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

A regra estipulada pelo órgão eleitoral precisa ser feita para que os candidatos oficializem o registro de candidatura junto ao órgão até a próxima sexta-feira, 5/11. A eleição suplementar em Coari está programada para ocorrer em 5 de dezembro.

— —

Por Izabel Guedes com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -