O Projeto de Lei (PL) nº 495/2021, que garante aos pacientes internados em enfermarias, apartamentos e Unidades de Terapias Intensivas (UTI’s) de hospitais, a fazerem videochamadas a familiares a cada dois dias, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Proposto pelo presidente da casa, deputado Roberto Cidade (PV), o projeto visa humanizar o sistema de saúde do Estado.
Segundo a proposição, a realização das videochamadas deverá ser previamente autorizada pelo médico e as unidades de saúde serão responsáveis pela operacionalização, respeitando os protocolos sanitários e de segurança com relação aos equipamentos utilizados.
“A prática já é adotada em muitas unidades de saúde e trará muitos benefícios aos pacientes, além de humanizar o sistema público de saúde, aproximando pacientes em isolamento de seus familiares. Durante a pandemia ficou evidenciada a importância desse projeto. Infelizmente, tanto quem estava internado quanto os familiares sofreram com a falta de informação”, afirmou.
Justificativa – O PL prevê, também, que uma eventual contraindicação das videochamadas por parte do profissional de saúde responsável deverá ser justificada e anotada no prontuário do paciente.
——
Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Evandro Seixas