27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Amazonas mantém vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a Covid-19

A decisão foi aprovada, na sexta-feira, 17/09, pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB), durante reunião extraordinária. Com a decisão a vacinação desse grupo já foi retomada neste sábado, 18/9, em Manaus

Por

O Amazonas vai manter a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades contra a Covid-19. A decisão foi aprovada, na sexta-feira, 17/09, pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB), durante reunião extraordinária. Com a decisão a vacinações desse grupo já foi retomada neste sábado, 18/9, em Manaus

“Por unanimidade, pactuamos, assim como outros 21 estados, continuar a vacinação dos adolescentes sem comorbidades no Amazonas. Temos disponibilidade de doses, a vacina é segura e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ). A agência emitiu nota de que não há contraindicação para aplicação da vacina em adolescentes sem comorbidades. Precisamos continuar a vacinação, porque a maior arma contra a Covid-19 é a vacina”, afirmou o secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad.

Durante o colegiado, secretários municipais de saúde do Amazonas ressaltaram a necessidade de avançar na imunização no Estado e relataram que se organizaram e iniciaram a vacinação desse grupo. A pactuação foi formalizada por meio de Resolução da CIB nº 208/2021.

Números – Em todo o Estado a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) distribuiu cerca de 80% das doses programadas para vacinação de adolescentes, que iniciou com a imunização dos adolescentes com comorbidades e, em seguida, com a vacinação dos sem comorbidades.

No geral mais de 194 mil adolescentes, com e sem comorbidades, receberam o imunizante, o que corresponde à cobertura de primeira dose em 41,1%, segundo a FVS-RCP.

“Com o início da aplicação da terceira dose, a nossa programação está sendo feita de forma paralela para atender a esses grupos. O Amazonas se programou e está fazendo uma boa gestão de distribuição de vacinas para evitar que tenha falta de imunobiológico. Quero registrar que isso nunca aconteceu no estado do Amazonas”, ressaltou a diretora técnica da FVS-RCP, Adriana Elias.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, 71% dos adolescentes de 12 a 17 anos estão vacinados na capital.  “O prefeito David Almeida orienta que o município avance o máximo possível na cobertura vacinal, com reponsabilidade, não permitindo que falte vacina nem que haja doses paradas”, disse Shádia. A secretária acrescentou que a vacina da Pfizer é considerada segura para os adolescentes e que os pais devem levar seus filhos ainda não vacinados aos pontos de vacinação.

Com a retomada do atendimento, os adolescentes com e sem comorbidades podem procurar, a partir deste sábado, um dos locais de atendimento da capital, acompanhados de um responsável maior de 18 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento; CPF ou Cartão Nacional do SUS; e comprovante de residência.

Nos 61 municípios do interior do Estado, mais de 40% dos adolescentes estão vacinados com a primeira dose do imunizante, conforme o secretário executivo de Assistência do Interior, da SES-AM, Cássio Espírito Santo.

Sobre a CIB – A CIB é a instância colegiada, que reúne secretários municipais e a gestão estadual, para traçar estratégias e deliberar sobre a execução das ações e serviços de saúde.

 — —

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -