33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Amazonense Bruna Brelaz é eleita presidente da UNE

Estudante de Direito, a amazonense Bruna Brelaz foi eleita presidente da UNE durante o 57º Congresso Extraordinário da UNE (Conune), realizada nesse domingo, 18/7. Brelaz é a primeira mulher negra e do Norte a presidi a entidade

Por

A amazonense e estudante de Direito Bruna Chaves Brelaz, 26, é a primeira mulher negra eleita presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). O 57º Congresso Extraordinário da UNE (Conune), que elegeu Bruna, ocorreu nesse domingo, 18/7, de forma on-line e contou com a participação de mais de mil entidades de base e sete mil estudantes inscritos.

Ao longo de oito décadas com a maioria de presidentes homens e brancos, Bruna Brelaz é a primeira mulher negra e do Norte do Brasil a ser escolhida para a presidência da entidade. A primeira presidenta negra da UNE foi Moara Saboia, que, com a saída de Carina Vitral, assumiu interinamente no ano de 2016 até 2017.

Bruna Brelaz ajudou a construir, em março deste ano, a principal campanha dos estudantes brasileiros na pandemia causada pela Covid-19, o movimento “Vida, Pão, Vacina e Educação”, que viralizou pelas ruas e nas redes sociais como síntese poderosa das demandas da população jovem do país contra o atual governo do país.

Recentemente, Bruna atuou ao lado dos principais movimentos sociais brasileiros, na retomada das grandes manifestações populares de rua, na coordenação dos protestos de 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho que pedem o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

“Hoje é um dia histórico para a UNE. A próxima geração de estudantes à frente da UNE, com a liderança de Bruna, vai organizar o conjunto dos estudantes para a luta em defesa da educação, da vida, contra os cortes no orçamento e o desmonte da educação e por fora Bolsonaro”, diz um trecho do comunicado oficial da UNE.

Apoio – Parlamentares e ex-parlamentares do Amazonas, bem como políticos de outros estados utilizaram as redes sociais para parabenizar Bruna Brelaz pela vitória nas eleições a presidência da entidade. Além de parlamentares, autoridades e representantes de movimentos sociais e classes do país saudaram Bruna Brelaz pela conquista.

Em uma das publicações, o deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL) cumprimentou Bruna pela conquista. “Uma mulher amazonense foi eleita hoje presidente da União Nacional dos Estudantes! Parabéns Bruna Brelaz”, declarou o parlamentar.

“Nossa menina amazonense Bruna agora é a presidente da União Nacional dos Estudantes”, escreveu a ex-senadora do Amazonas, Vanessa Grazziotin, nas suas redes sociais.

O advogado Marco Aurélio Choy, presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e procurador geral do município de Manaus, destacou que Bruna é um orgulho para o Amazonas. “Quero parabenizar, Bruna Brelaz, eleita no dia de hoje a nova presidente da UNE – orgulho para o Amazonas, para os homens, para todos e todas”, publicou Choy.

O deputado federal de São Paulo Orlando Silva (PCdoB) parabenizou Bruna e a UNE. “Demorô! Já não serei mais o único negro eleito para a presidência da UNE! Sigam em combate! Fora Bolsonaro! Em defesa da nação brasileira, da Universidade, da ciência, dos estudantes e do nosso povo. Tamo junto!”, declarou o parlamentar.

A secretária de Estado da Assistência Social (Seas) e deputada estadual licenciada, Alessandra Campêlo, publicou “Mulher, amazonense, presidente da Une, parabéns Bruna”. Já a atriz Patrícia Pillar disse um post em seu Instagram, “Estamos juntas, Bruna Brelaz”.

Veja os posts:

—-

Por Lana Honorato

Foto: Yuri Salvador

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -