A população de 40 a 51 anos, estimada em 214 mil pessoas residentes em Manaus, começa a ser imunizada contra a Covid-19 neste sábado, 12/6, em 57 locais estratégicos que funcionarão durante todo o fim de semana, sendo três deles em regime de atendimento 24 horas.
A ação, promovida pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Amazonas, tem o objetivo de acelerar a imunização do público geral (sem doenças preexistentes e ainda não contemplado em grupos anteriores). Até o momento, a campanha municipal havia alcançado as pessoas de 52 a 59 anos, além de 27 grupos prioritários, incluindo os idosos de 60 anos ou mais.
“Acreditamos que será uma grande mobilização e nossas equipes, com o apoio das equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) estarão preparadas para receber 107 mil pessoas por dia, em um esforço conjunto, com apoio irrestrito do prefeito David Almeida, para vencer esse desafio”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, durante coletiva de imprensa com representantes do Estado e do município.
O secretário executivo de Assistência à Saúde da Capital, Jani Kenta, destacou o compromisso do governo do Estado com a intensificação da vacinação, pelo movimento Vacina Amazonas, que também será levado aos municípios do interior. “A vacinação é parte do plano de contingência, importante para evitar uma possível terceira onda. Apesar disso, reforçamos que as medidas de proteção, como o distanciamento social e o uso de máscara, devem continuar a ser seguidas”.
O secretário executivo destacou o avanço da campanha no Estado e a aceleração em Manaus, onde já foram vacinadas aproximadamente 780 mil pessoas, das quais 300 mil com as duas doses que completam o esquema vacinal.
Mobilização – De acordo com a Semsa, serão mobilizadas diretamente 2.755 pessoas durante o fim de semana. Serão 1.225 vacinadores, triadores e registradores, além de 570 pessoas que vão atuar no apoio à organização do acesso e do atendimento nas 250 estações de vacinação. Eles estarão nos três pontos que funcionarão em regime de 24 horas (Sambódromo, Vasco Vasques e Arena da Amazônia) e em seis pontos tradicionais (Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Sesi – Clube do Trabalhador, supermercado Coema, além da Universidade Paulista (Unip), que abre apenas no sábado, e do Parque Municipal do Idoso, que abre apenas no domingo, 13).
Serão 1.530 técnicos estarão atuando em 48 salas de vacina de unidades de saúde e escolas da rede pública. Além desses, servidores das secretarias municipais e estaduais estarão à disposição do evento.
Segurança – O secretário de Estado de Segurança Pública, Louismar Bonates, afirmou que o Estado vai garantir efetivo e veículos para dar cobertura integral nos locais de atendimento e orientou a população a dar preferência ao ponto mais próximo de casa e, quando possível, ao horário noturno, para evitar congestionamentos e aglomerações. “Daremos reforço ao policiamento com a Polícia Militar em todos os pontos e assim garantir toda a segurança possível à população”.
A Prefeitura de Manaus também mobilizou o efetivo da Guarda Municipal, para reforçar a segurança, e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para organizar o acesso de veículos e pedestres.
Público – Shádia Fraxe explicou que a divisão das faixas etárias a serem atendidas no sábado (45 a 51 anos) e no domingo (40 a 44 anos) levou em conta a quantidade estimada de pessoas por idade, com a distribuição da demanda de forma equilibrada. A secretária destacou a importância do registro do usuário no sistema Imuniza Manaus, por meio da opção “Cadastro do Cidadão”, para agilizar o atendimento e reduzir o risco de erros no lançamento dos dados pessoais.
“O próprio usuário pode fazer o cadastro com calma, conferindo seus dados, em especial o número do CPF, que é a informação válida para inserção no sistema de registro municipal e do Ministério da Saúde”, afirmou.
Apesar do cadastro, não haverá agendamento eletrônico para o fim de semana, e as pessoas podem ir diretamente ao ponto de vacinação mais próximo, com os documentos obrigatórios: documento de identificação original, com foto; CPF; e comprovante de residência (original e cópia) que ateste moradia em Manaus.
A secretária informou que a vacina a ser utilizada na ação é a AstraZeneca/Oxford e que o sábado e o domingo serão dedicados exclusivamente à vacinação das pessoas de 40 a 51 anos. Os remanescentes de grupos prioritários e as segundas doses estarão suspensas nesses dias, assim como a vacinação de gestantes e puérperas, para as quais esse imunizante não está permitido.
Para esses e para os grupos em andamento, o atendimento será retomado na próxima semana. “Por isso antecipamos a vacinação das pessoas de 52 anos e orientamos os que tinham segunda dose agendada para sábado a procurar os postos na sexta ou na próxima segunda”.
Vacina Amazonas
Sábado, 12/6 – pessoas de 46 a 51 anos
Domingo, 13/6 – pessoas de 40 a 44 anos
Documentos obrigatórios
- Identidade original, com foto
- CPF
- Comprovante de Residência (original e cópia)
Pontos de vacinação
Pontos em regime 24 horas:
Das 9h de sábado às 17h de domingo, sem intervalo
>> Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques
Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores
>> Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo
(Drive-thru e ponto fixo)
Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro
>> Arena da Amazônia
Av. Constantino Nery, 5.001 – Flores
Pontos tradicionais
Das 9h às 17h
>> Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandú, 119 – Cidade Nova
>> Centro Cultural dos Povos da Amazônia
(Drive-thru e ponto fixo)
Avenida Silves, 2.222- Crespo
>> Universidade Paulista – Unip (somente sábado, 12/6)
(Drive-thru e ponto fixo)
Avenida Mário Ipiranga, 4.390 – Parque 10
>> Parque Municipal do Idoso (somente domingo, 13/6)
Rua Rio Mar, 1.324 – Nossa Sra. das Graças
>> Sesi – Clube do Trabalhador
(Drive-thru e ponto fixo)
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I
>> Estacionamento do supermercado Coema
(Drive-thru e ponto fixo)
Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel, zona Norte
Salas de Vacina
8h às 17h
48 unidades de saúde e escolas
Endereços no link bit.ly/salavacinacovid
— —
Com informações da assessoria de imprensa
Fotos: Marcely Gomes / Semcom e Divulgação