32.3 C
Manaus
sábado, julho 6, 2024

Prefeito David Almeida deve decretar estado de emergência em Manaus nesta quarta-feira, 5/5

O prefeito de Manaus teve agenda nesta terça-feira, 4/5, em Brasília (DF) com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves para tratar sobre o decreto de emergência na capital em função de uma possível cheia histórica dos rios

Por

O prefeito de Manaus, David Almeida teve agenda nesta terça-feira, 4/5, em Brasília (DF) com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves para tratar sobre o decreto de emergência na capital em função de uma possível cheia histórica dos rios que banham a cidade. O decreto deve ser anunciado nesta quarta-feira, 5/5.

O prefeito destacou que o apoio federal é necessário para custear kits de ajuda humanitária, contendo itens alimentícios, de higiene, de limpeza e de dormitório, voltados às famílias vitimadas, além de ações de descontaminação de áreas públicas durante o período emergencial.

“Já estamos enfrentando a pior enchente da história e ainda temos mais de 40 dias de cheia pela frente. Aquilo que a Defesa Civil Nacional disponibilizar será uma ajuda substancial à cidade devido à enchente e aos impactos da pandemia da Covid-19. O que não for possível, a prefeitura arcará com todas as despesas”, afirmou o prefeito.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Alves, garantiu que o Governo Federal dará apoio ao município. “Vamos liberar recursos. A ordem do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, é ajudar. Manaus pode contar com o Governo Federal e com a Secretaria Nacional de Defesa Civil”, declarou.

A reunião aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na Esplanada dos Ministérios, e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil de Manaus, Tadeu de Souza, e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.

Alerta – De acordo com o 3º Alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível máximo previsto para o rio Negro em 2021 é de 30 metros, com pico previsto para o mês de junho. A capital amazonense já se aproxima deste limite, e a população mais afetada reside, atualmente, em áreas de igarapés, em zonas ribeirinhas urbanas e rurais, além do centro histórico e da área portuária. Conforme a medição feita na manhã desta terça-feira, o nível do rio está em 29,23 metros.

— —

Com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Carolina Antunes / Prefeitura de Manaus

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -