A emancipação da região do Tapajós, no Estado do Pará, é um assunto que vem sendo discutido há anos nos parlamentos estaduais e federais do país. Recentemente alguns parlamentares integrantes do senado e da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se mostraram favoráveis a essa mudança e vêm dando apoio aos integrantes do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET), que estiveram no estado recentemente para discutir algumas ações.
A intenção dos parlamentares é apoiar o grupo na realização de atividades em prol da criação do novo estado, por meio do PDL 508/2019, que convoca plebiscito para a criação do Estado do Tapajós.
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) tem apoiado a causa e acredita que isso pode trazer benefícios para todos os estados da Região Norte, inclusive para o Amazonas.“A luta é antiga e justa. São municípios mais distantes, mais perto de Manaus do que de Belém, são municípios que não tem contato com a sede. Então para eles vai ser melhor, conforme argumentam. E o povo quer o plebiscito, por isso sou favorável. É assim que tem que ser na democracia”, opinou senador que se mostrou disposto a ajudar quando a proposta entrar em tramitação no Senado Federal.
Assim como ele, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), presidente do Parlamento Amazônico, tem apoiado a causa e firmou o compromisso com os integrantes do instituto de participar de uma próxima reunião com o objetivo de ampliar o debate. Encontro esse que ocorrera no Estado do Pará, com data ainda a ser definida.
“Eu recebi o grupo na Assembleia e conversamos sobre o assunto. A gente tem dado o apoio e se compromete, como representante do parlamento, a poiar e participar desse encontro. O assunto é de grande importância para o fortalecimento da Amazônia como um todo. Essa causa é de todos nós”, disse durante uma reunião com o grupo na semana passada.
Objetivo – O presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, disse que o apoio dos parlamentares da bancada do Amazonas é importante, já que boa parte deles faz parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde o projeto está em análise para entrar em tramitação.
“O projeto existe desde 2018 e está aguardando, nessa comissão, a tramitação para que vá ao plenário. Ficamos muito felizes com esse apoio e com manifestação favorável da bancada amazonense no Senado à proposta. Estamos na luta para conseguir apoios de outros estados nessa causa, que vai beneficiar todos nós”, finalizou.
Por Izabel Guedes
Foto: Divulgação