31.3 C
Manaus
terça-feira, fevereiro 17, 2026

Com fim do Carnaval 2026, pré-candidatos ao Governo do Amazonas devem intensificar movimentações políticas

Pré-candidatos começam a intensificar articulações, visitas ao interior e aproximação com diferentes segmentos da sociedade

Por

Com o encerramento do Carnaval 2026, o cenário político do Amazonas entra, de fato, em ritmo de pré-campanha para as eleições deste ano. Nos bastidores e nas agendas públicas, nomes colocados como possíveis candidatos ao Governo do Estado começam a intensificar articulações, visitas ao interior e aproximação com diferentes segmentos da sociedade.

Entre os que já se declaram oficialmente pré-candidatos estão Maria do Carmo Seffair (PL) e o senador Omar Aziz (PSD). Ambos lançaram seus nomes ainda no ano passado e vêm ampliando presença em municípios do interior e na capital Manaus, em agendas voltadas a encontros com lideranças políticas, religiosas e comunitárias.

Maria do Carmo tem defendido pautas alinhadas à direita e já recebeu apoio público do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A pré-candidata tem reforçado discurso de mudança na gestão estadual e buscado consolidar sua base conservadora no Amazonas.

No último fim de semana, Maria do Carmo esteve no Café do Parque 10, em Manaus, onde visitou a feirinha local. Acompanhada dos vereadores Coronel Rosses e Capitão Carpe, ambos do PL, ela conversou com vendedores e comerciantes sobre o mercado de alimentos na região. A agenda teve clima de pré-campanha, com foco na aproximação com a população e nas atividades econômicas locais.

Durante a visita, a pré-candidata ouviu pedidos de moradores por um representante que “trabalhe e olhe pelo povo”. Em resposta, afirmou que “vai colocar ordem na casa”.

Leia mais: Maria do Carmo visita feira de alimentos ao lado de base do PL durante Carnaval

Omar Aziz, por sua vez, é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal liderança da esquerda no país. Ao mesmo tempo, o senador tem buscado dialogar com segmentos conservadores, participando de eventos religiosos e ampliando pontes com diferentes grupos políticos no estado.

O pré-candidato, desde o lançamento de sua pré-campanha, intensificou compromissos públicos no Amazonas. No último fim de semana, o o senador repercutiu nas redes sociais ao compartilhar uma declaração direcionada ao vice-prefeito de Presidente Figueiredo, Marcelo Palhano, durante evento na zona leste de Manaus. Na ocasião, afirmou: “Macaco que muito pula de galho leva chumbo”.

A fala, publicada nos stories de seu Instagram, foi interpretada nos bastidores como um recado político em meio às movimentações partidárias que antecedem o período eleitoral. Embora tenha sido dita em tom descontraído, a declaração ocorreu em um contexto de articulações e possíveis mudanças de posicionamento de lideranças locais.

Vale lembrar que, recentemente, o senador Omar Aziz vivenciou um “racha” como atual prefeito de Manaus, onde ambos deram declarações públicas que indicaram fim da aliança entre eles para estas eleições.

Leia mais: “O mundo não vai acabar”: Omar Aziz diz que mantém candidatura em 2026 com ou sem apoio de David Almeida

Outro nome no cenário é o vice-governador Tadeu de Souza (Progressistas). Embora não tenha se declarado pré-candidato, ele pode assumir o Governo do Amazonas ainda este ano, caso o governador Wilson Lima (União Brasil) deixe o cargo para disputar uma vaga ao Senado, como apontam bastidores da política local. Nesse cenário, Tadeu poderia disputar a reeleição ao governo.

Leia mais: No Sambódromo, vice-governador Tadeu de Souza reforça apoio do Estado ao Carnaval de Manaus

Já o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também é citado como possível pré-candidato ao Governo do Estado. Ele ainda não oficializou intenção de disputar o cargo, mas tem sido mencionado em articulações políticas e ampliado sua presença em agendas públicas estratégicas.

Leia mais: Em live, David Almeida descarta indireta para Tadeu de Souza e passa comando temporário da prefeitura para Renato Júnior

Com o fim das festividades carnavalescas, a tendência é que os movimentos políticos se tornem mais evidentes. A partir de agora, alianças partidárias, definições de chapas e posicionamentos públicos devem ganhar mais intensidade, marcando o início prático da disputa pelo comando do Amazonas em 2026.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -