A deputada Gladis Aurora López, do Partido Nacional de Honduras, ficou ferida após ser atingida na cabeça por um objeto descrito pela imprensa local como um explosivo. Na ocasião, a parlamentar concedia entrevista nos enquanto concedia uma entrevista no entorno do Congresso Nacional. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (8).
Um vídeo foi registrado no momento em que o explosivo atinge a cabeça da deputada e é possível ver uma fumaça azul durante a explosão. As informações são de que o caso ocorreu durante protestos em frente ao Congresso após a convocação de uma sessão para discutir a recontagem de votos das eleições gerais.
Ver essa foto no Instagram
O resultado das eleições foi divulgado em 24 de dezembro, apontando a vitória do candidato conservador Nasry Asfura, do Partido Nacional.
No X, Steven Rodríguez, coordenador da Juventude do Partido Nacional em Honduras, escreveu sobre a deputada e disse que ela foi atingida por um coquetel molotov, colocando a culpa do ocorrido em Luis Redondo, presidente do Congresso Nacional no país.
“Nossa congressista nacionalista Gladis Aurora López foi levada às pressas para o hospital depois que um manifestante atirou um coquetel molotov. @Lredondo A culpa é sua!”, escreveu ele.
Embora citado pelo coordenador Steven Rodríguez como o culpado, Luis Redondo, condenou o episódio e determinou a abertura de uma investigação, disponibilizando imagens do sistema de câmeras do prédio para ajudar a identificar o autor do ataque à deputada Gladis Aurora López.
El Sistema Nacional de Emergencias 911 trabaja en la investigación de los hechos ocurridos en el Congreso Nacional.
Las cámaras de videovigilancia captaron el momento del incidente, actualmente se está realizando la identificación y seguimiento de los involucrados. pic.twitter.com/KHr61SSD6e— 911Honduras (@911Honduras) January 8, 2026
Dores intensas
Após o ataque, a deputada relatou dores intensas, tontura, problemas auditivos e dificuldade para enxergar, segundo o jornal La Prensa. Dirigentes do Partido Nacional afirmaram que López sofreu queimaduras e foi levada a um hospital.
Leia mais: Lula e Petro conversam sobre situação da Venezuela


