Previstas para retomar os trabalhos em fevereiro, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) devem dar o tom do cenário político e eleitoral no Estado, com foco nas eleições gerais de 2026, que definirão presidente da República, governador, deputados federais e estaduais.
A Aleam reabre as sessões plenárias no dia 3 de fevereiro, a partir das 9h, no plenário Ruy Araújo. As atividades das diretorias e dos gabinetes retornam no dia 5. Já na Câmara Municipal de Manaus, o início dos trabalhos legislativos está previsto para o dia 9 de fevereiro.
O retorno dos trabalhos é marcado pela leitura das mensagens anuais dos chefes dos Executivos municipal e estadual, que apresentam um balanço das ações de 2025 e as perspectivas para 2026. Paralelamente, o período é marcado por intensa movimentação política, com articulações em torno de nomes que já se colocam como pré-candidatos ao Governo do Amazonas.
O momento também favorece encontros entre autoridades, articulações de bastidores, formação de alianças, composição de chapas e a definição de possíveis nomes para vice-governador.
Pautas em holofotes
Enquanto na Câmara Municipal a base de vereadores segue alinhada ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na Aleam a maioria dos deputados apoia o governador Wilson Lima (União Brasil), que deve disputar uma vaga ao Senado Federal, já que não pode mais concorrer à reeleição. Assim, tudo o que entrar em pauta nas duas Casas estará sob os holofotes do tabuleiro político de 2026.


