O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve adotar um tom de balanço no pronunciamento de Natal que será exibido em cadeia nacional de rádio e televisão. A mensagem reconhece que 2025 foi um período marcado por dificuldades, mas também destaca avanços e apresenta o governo como fortalecido ao final do ano.
A expectativa é que o presidente relembre realizações dos três primeiros anos do terceiro mandato, sem deixar de mencionar os desafios enfrentados, projetando, ao mesmo tempo, perspectivas e prioridades para o último ano de gestão.
O pronunciamento já foi gravado e vai ao ar nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, às 20h30. A fala terá duração de seis minutos e 39 segundos.
O estilo segue o padrão adotado em comunicações recentes do Palácio do Planalto. No dia 30 de novembro, por exemplo, Lula usou a cadeia nacional para celebrar a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda de até R$ 5 mil.
Na ocasião, o presidente afirmou que a medida representava a troca de “privilégios de uma pequena elite financeira” por benefícios à maioria da população, classificando o impacto como equivalente a “quase um 14º salário”.
Durante a fala, Lula sugeriu que o recurso adicional poderia ser destinado a viagens em família, pagamento de dívidas, alimentação, compra de presentes de Natal ou até a aquisição de uma televisão maior para acompanhar a Copa do Mundo do próximo ano.
Para 2026, o governo prepara o debate de propostas com forte apelo social, como ações de combate ao feminicídio, o fim da escala de trabalho 6×1 e a criação de uma tarifa social para o transporte público.
*Com informações da CNN
Leia mais: Lulinha, filho de Lula, é citado em agenda apreendida pela PF


