O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reagiu às pesquisas recentes que apontam alto índice de rejeição à sua gestão na capital amazonense. Em declaração pública, o chefe do Executivo municipal questionou a credibilidade dos levantamentos e usou palavrão ao se referir a eleitores que acreditam nos dados divulgados.
“O cara colocar uma pesquisa que eu tenho 70% de rejeição em Manaus… o cara que fez a pesquisa não está errado. Errado está quem acreditou nele. Só se o cara se permitir ser um otário por completo e acreditar nos números desses”, afirmou o prefeito ao comentar os resultados.
Na última semana, um levantamento nacional do instituto AtlasIntel, divulgado no dia 19, colocou David Almeida entre os prefeitos de capitais com pior avaliação no país. Segundo a pesquisa, apenas 23% dos entrevistados aprovam a administração municipal, enquanto a rejeição chega a cerca de 70%.
O índice posiciona Almeida como o segundo prefeito de capital mais rejeitado do Brasil, ocupando a 25ª colocação entre os 26 gestores avaliados, à frente apenas da prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes.
Leia mais: Após rumores de racha, David Almeida sinaliza indefinição sobre apoio a Omar Aziz em 2026
O estudo ouviu mais de 82 mil pessoas em todo o território nacional, no período de 6 de outubro a 5 de dezembro, e avaliou a percepção da população sobre a gestão dos prefeitos das capitais brasileiras.
Nesta semana, outro levantamento colocou 36% de rejeição no prefeito David Almeida, o maior percentual entre os pré-candidatos. A pesquisa é do Comunidados e foi realizada em todos os municípios do estado do Amazonas. Os dados foram divulgados na segunda-feira, 22.
Nesta terça-feira, 23, David Almeida voltou a comentar o tema durante uma entrevista concedida a jornalistas em uma roda de conversa privada. Na ocasião, o prefeito minimizou o impacto das pesquisas e afirmou que ainda é cedo para qualquer análise sobre o cenário eleitoral.
“Não quero aqui acusar nenhum instituto (de pesquisa), mas é muito cedo para fazer análise, muito antecipado. Os cenários mudam, a gente já viu como é que muda”, disse.
Ainda segundo o prefeito, a maioria da população não estaria atenta ao debate eleitoral neste momento.
“Acredito que 90% da população hoje não está nem aí para a eleição. Só quem está ligado na eleição é quem milita no meio da política”, concluiu David Almeida.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para solicitar uma manifestação do prefeito David Almeida e aguarda retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.
Ver essa foto no Instagram


