35.3 C
Manaus
segunda-feira, dezembro 22, 2025

Debate Político: Omar Aziz fala sobre eleições 2026, BR-319 e avalia crescimento econômico

O senador foi o entrevistado da semana no programa Debate Político

Por

O senador Omar Aziz (PSD) foi o entrevistado da semana no programa Debate Político, exibido no último sábado (20). A entrevista, conduzida pela jornalista Letícia Barbosa, foi transmitida pelo canal 8.2 da Rede Onda Digital e pelo YouTube da Rede Onda Digital e do O Convergente.

Durante a entrevista, o senador avaliou de forma positiva o cenário econômico do Amazonas, destacando o crescimento do Polo Industrial de Manaus (PIM), a aprovação de medidas que garantem segurança jurídica à Zona Franca e o impacto social da desoneração do Imposto de Renda para trabalhadores de baixa renda. Em entrevista, o parlamentar também abordou segurança pública, infraestrutura, setor primário e não descartou disputar novamente o governo do estado.

Segundo Omar, o Amazonas viveu um período de forte expansão econômica, com resultados concretos para a arrecadação e atração de investimentos.

“A questão econômica, o crescimento do polo industrial, do comércio, foi muito bom. Batemos todos os recordes de faturamento, e isso tem uma importância enorme porque atrai novos investimentos. Foram aprovados muitos projetos de implantação de novas indústrias na Zona Franca de Manaus”, afirmou.

O senador ressaltou que o Congresso aprovou leis complementares fundamentais para dar previsibilidade ao modelo Zona Franca.

“Votamos leis que dão segurança jurídica e credibilidade à Zona Franca. Isso é essencial para quem quer investir”, completou.

Segurança pública

Ao falar de segurança pública, Omar Aziz defendeu uma atuação mais ampla do Estado, que vá além da repressão policial.

“Você precisa ter autoridade para enfrentar o crime, mas também trabalhar prevenção e cuidado com as pessoas. Dificilmente hoje uma família no Amazonas não tem alguém dependente químico ou doente. Essas pessoas precisam ser tratadas”, disse.

Ele relembrou programas implantados em suas gestões anteriores e criticou a falta de políticas duradouras na área.

“Quando se fala em Ronda no Bairro, foi o Omar. As pessoas lembram porque funcionou. Segurança não é só na periferia, é na cidade inteira, dentro das casas.”

BR-319

O senador também apontou a infraestrutura como fator decisivo para o desenvolvimento do estado, especialmente a pavimentação da BR-319.

“Sem logística e infraestrutura não tem turismo, não tem produção competitiva”, afirmou.

Omar revelou expectativa pela vinda do presidente Lula ao Amazonas para inauguração das primeiras pontes da BR-319 e avanço no licenciamento ambiental do trecho central.

“Se isso acontecer, a produção do sul do Amazonas vai chegar mais barata a Manaus. Isso incentiva as pessoas a produzirem mais.”

Ele citou ainda o crescimento da produção de café, açaí, piscicultura e o potencial da industrialização desses produtos, como o açaí em pó para exportação.

Relação com Lula

Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Omar Aziz afirmou manter diálogo frequente com o Planalto, mas não deixou de fazer críticas à condução da política ambiental, especialmente em relação à ministra Marina Silva.

“Eu respeito a história dela, mas não consigo dialogar. Quando você argumenta com dados, vem narrativa. Eu não gosto de narrativa, gosto de conteúdo”, declarou.

Segundo o senador, o desenvolvimento do Amazonas precisa conciliar preservação ambiental e justiça social.

Cenário Político

Ao ser questionado sobre o futuro político, Omar Aziz foi direto ao afirmar que pretende disputar novamente o governo do Amazonas, mesmo após rompimento de aliança com o prefeito David Almeida (Avante).

“Eu só não serei candidato se Deus não quiser ou se eu não tiver condições de trabalhar. Nós vamos montar um grupo forte e ganhar a eleição”, declarou.

Ele ressaltou que o voto é individual e criticou a ideia de “donos de eleitorado”. “Ninguém é proprietário de voto. Cargo passa, nada é para sempre.”

Sobre alianças e especulações em torno de nomes para vice-governador, o senador adotou tom cauteloso e defendeu o respeito às famílias e ao debate político sem ataques pessoais.

“A briga é de ideias, não é para envolver família. Autoridade não se ganha xingando, se ganha cumprindo a palavra”, concluiu.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: “Só não serei candidato se Deus não quiser”, garante Omar Aziz

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -