Exercendo o terceiro mandado de presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a partir de 2026, a solenidade de posse de Yara Amazônia Lins nesta segunda-feira, 1º, foi marcada pelas comemorações de 50 anos da conselheira junto à Corte de Contas. Yara Lins tem um feito inédito, ser a única mulher presidente na instituição e por três vezes.
A presidente foi reconduzida ao cargo na manhã de hoje em cerimônia de posse com a presença de amigos, familiares e autoridades políticas do Amazonas. Durante o evento, Yara Lins afirmou estar grata pelo trabalho à frente da Corte e, ao citar uma palavra bíblica (Lucas, 22:26), afirmou que tem certeza que vai continuar sua gestão com a mesma transparência e independência.
“Só tem sentido quando nascem dos serviços e alcançam o bem comum. Tenho certeza que vamos continuar com a mesma transparência e independência que já praticamos nos últimos dois anos”, declarou Yara Lins.
Pela terceira vez como presidente do TCE, Yara Lins celebra 50 anos como servidora da Corte. Aos 18 anos, Yara ingressou na instituição em 1975 como taquigrafia e foi galgando cargos mais altos. Passando por Auditora-Adjunta em 1989 e Auditora em 2002, foi nomeada, em 2014, Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas até chegar à presidência, pela primeira vez em vez em 2017.
Leia mais: Posse da diretoria do TCE-AM é marcada por figuras políticas
Durante seu pronunciamento, a presidente destacou as conquistas tecnológicas e prêmios destaques pela qualidade dos serviços e transparência.
“O maior, entre voz, seja como o menor. E aquele que governa, sejam como quem serve. Lucas, 22:26. É com essa lição eterna, que une gratidão e esperança, que inicio minhas palavras neste momento tão especial. Que esta verdade bíblica continue sendo o farol que ilumina o caminho desta Corte. Lembramo-nos sempre, de que a liderança e o trabalho só tem sentido quando nasce do serviço e se realizam no bem comum”, declarou Yara Lins, durante seu discurso de posse.
Ainda no seu discurso, Yara Lins trouxe um balanço de sua gestão à frente do TCE-AM durante seu segundo mandato. Entre os pontos destacados, estão a implantação de ferramentas de inteligência artificial, a plataforma AmazonIA, aceleração de análises de processos, modernização de sistema de prestação de contas mensais, painéis de monitoramento de prestações de contas, pós-julgamento para acompanhar as decisões e acórdons, tele auditoria economizando recursos ao TCE e aos jurisdicionados.
Autoridades presentes
Entre as autoridades presentes, estavam políticos, como o governador Wilson Lima (UB), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, o senador Omar Aziz (PSD), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), além de demais conselheiros e da procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque.
“É a continuidade de um sonho”
Durante a cerimônia, o conselheiro Júlio Pinheiro, que foi reconduzido ao cargo de coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, afirmou que retornar ao cargo é a continuidade de um sonho. A cerimônia, que também empossou o novo corpo diretivo do TCE-AM, foi realizada no auditório da Corte.
“Essa posse significa bastante para mim, porque estar na Escola de Contas Públicas representar dar continuidade a um sonho que nós acalentamos desde 2009. Em 2010, nós implantamos a ECP quando eu era presidente do Tribunal, e demos uma sequência graças ao incentivo de todos, e de quem dirigiu posteriormente o TCE. Nós conseguimos [fazer] com que a Escola virasse hoje uma referência”, declarou o conselheiro Júlio Pinheiro.
Sobre a posse da conselheira Yara Lins, Júlio Pinheiro afirmou também estar esperançoso de continuidade de projetos. ”
“Eu tenho muita esperança de que as coisas continuem crescendo a cada dia. Esses dois últimos anos foram muito importantes, do ponto de vista do crescimento da nossa instituição e a esperança é que, no futuro, nestes próximos dois anos, a consolidação de tudo aquilo que vem se praticando no tribunal”, salientou.
“Muito a caminhar”
A procuradora-geral Leda Mara Albuquerque também falou com a imprensa e frisou que, apesar dos avanços, ainda existe muito caminho a percorrer e reforçou, ainda, a satisfação em ver mais uma mulher em cargos de poder.
“Nós temos muito ainda a caminhar no sentido de alcançar a igualdade estabelecida na Constituição da República pelo constituinte, e é sempre bom sim ver mais uma mulher galgando espaços importantes de poder”, declarou.
Por: Bruno Pacheco
Colaboração: Edilânea Souza
Foto: Divulgação/TCE-AM
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa


