O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, afirmou nesta terça-feira, 25, durante entrevista ao Radar de Notícias, da JP News, que há possibilidade de deixar o Avante e migrar para outra sigla nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão só será tomada no próximo ano, após novas articulações políticas.
Durante a entrevista, Tadeu destacou que vem conversando com lideranças políticas desde o início de 2025. “Desde janeiro de 2025 eu tenho conversado com lideranças. É natural, com a posição que eu estou, com a linha de sucesso no Estado, onde, dos 27 estados da federação, 17 terão vice-governadores com a possibilidade de assumir o governo.”
O vice-governador afirmou que essas conversas fazem parte da movimentação natural do cenário pré-eleitoral.
“É normal que o meu grupo político, por exemplo, no momento de fazer os alinhamentos visando as eleições do ano que vem, participe do bolo partidário e tente colocar suas lideranças em diversos partidos.”
Seis partidos
Tadeu de Souza também revelou que tem sido procurado por diferentes legendas interessadas em sua filiação. Ao todo, segundo ele, ao menos seis partidos estão em jogo.
“Eu possivelmente possa me encaixar nos partidos que estão me procurando — estou sendo procurado por pelo menos seis partidos. Tenho uma conversa franca e aberta com eles, mas essas definições vão ficar para o ano que vem.”
Tadeu reforçou ainda que não descarta permanecer no Avante, partido liderado no Amazonas pelo prefeito David Almeida, seu aliado.
“Há possibilidade de eu sair ou posso continuar no meu partido, que é o Avante, que hoje é liderado pelo prefeito da cidade de Manaus”, concluiu.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Eleições
Além de ser cotado para disputar o governo, Tadeu também é observado nos bastidores como potencial sucessor do governador Wilson Lima, caso o chefe do Executivo deixe o cargo para concorrer ao Senado em 2026, hipótese amplamente discutida nos meios políticos.
Se Wilson renunciar até abril do ano eleitoral, Tadeu assumirá o governo e pode disputa a reeleição como governador em exercício.
Vale destacar, também, que o vice-governador Tadeu de Souza já admitiu anteriormente, durante entrevista ao programa Debate Político, do O Convergente, que vinha conversando com outras siglas partidárias e que isso era um processo natural.
‘’É natural que, na posição que eu tenho de liderança, de como vice-governador, conversar com outros partidos e fazer essa aproximação. Eu continuo no Avante, eu sou procurado por lideranças nacionais muito por conta das eleições 2026’’, disse, durante sua participação no programa.
Leia mais: Tadeu de Souza nega rumores sobre saída do Avante: ‘’É natural conversar com os partidos’’
Confira:
Ver essa foto no Instagram


