Após reassumir o mandato na Câmara Federal, o deputado Saullo Vianna (UB) afirmou que só anunciará seu novo partido em março de 2026, durante a abertura da janela partidária. Segundo ele, a decisão faz parte de um movimento sobre a nova sigla é coordenado pelo grupo político formado pelo senador Omar Aziz (PSD), pelo senador Eduardo Braga (MDB) e pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que articula em conjunto a reorganização das siglas para as eleições de 2026.
“Eu só vou ter essa notícia para qual partido eu vou, naturalmente em março do ano que vem”, frisou Vianna em entrevista à Rede Onda Digital.
O deputado destacou que a aliança já tem uma candidatura majoritária definida: a de Omar Aziz para o governo do Amazonas. Com isso, as mudanças partidárias terão papel estratégico na construção do arco de alianças, na ampliação do tempo de TV e na organização das chapas proporcionais.
“Naturalmente, as candidaturas precisam de partidos para fortalecer o arco de aliança, por conta principalmente do tempo de TV e dos candidatos, obviamente, que vão para a rua também pedir voto, e isso se dará naturalmente em março do ano que vem, que é o prazo onde vai abrir a janela”, explicou.
O parlamentar ressaltou que a decisão sobre sua nova sigla não será feita de forma isolada. Deputados federais e estaduais do grupo deverão se reunir no período adequado para definir, em conjunto, a distribuição entre os partidos que integrarão a coligação.
“Isso é algo que nós temos acordado, tanto eu como todos os deputados federais e estaduais que fazem parte do nosso grupo político, que nós vamos no momento certo sentar em conjunto, em consenso, para que a gente possa organizar a distribuição dos deputados dentro dos partidos”, disse.
Leia mais: Bastidores das eleições 2026 ganham destaque na nova temporada do Debate Político


