27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 13, 2025

Professores de Manaus transformam protesto em “velório simbólico” contra reforma da previdência

O ato marca o início da greve dos profissionais da Semed, nesta quinta-feira (13)

Por

Nesta quinta-feira (13), professores da rede municipal protestaram em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM) após os vereadores aprovarem, por maioria, a reforma da Previdência, que altera a idade mínima para aposentadoria. Chamando a proposta de “PL da Morte”, os servidores levaram caixões ao ato em sinal de protesto.

O protesto marca o início da greve dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quinta-feira. Segundo o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical), a greve foi aprovada em assembleia geral, no dia 7 de novembro.

Conforme informado pelo Sindicato, mais de 1,5 mil professores assinaram as listas de frequência no primeiro dia de paralisação. O movimento deve seguir por tempo indeterminado.

A decisão, conduzida pelo Asprom Sindical, é uma resposta à aprovação, na Câmara dos Vereadores, da Reforma da Previdência Municipal, proposta pelo prefeito David Almeida (Avante).

A proposta, encaminhada à Câmara Municipal de Manaus (CMM) por meio do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman) nº 010/2025, endurece as regras de aposentadoria dos servidores públicos da capital, seguindo os moldes da Reforma da Previdência Nacional (Emenda Constitucional nº 103/2019).

Pela proposta enviada pelo Executivo, a idade mínima para aposentadoria sobe de 55 para 62 anos no caso das mulheres e de 60 para 65 anos para os homens. O tempo mínimo de contribuição passa a ser de 25 anos, o que, segundo o sindicato, adiará a aposentadoria de milhares de trabalhadores. Além disso, o texto altera a forma de cálculo dos proventos, reduzindo o valor das futuras aposentadorias.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para buscar um posicionamento e aguarda retorno.

Leia mais: Professores de Manaus aprovam greve por tempo indeterminado contra Reforma da Previdência de David Almeida

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -