O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só anunciará o nome para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) quando tiver “segurança” de que a indicação será bem recebida pelo Senado Federal. Segundo ele, Lula não pretende tomar uma decisão sem antes dialogar com os parlamentares.
“O presidente Lula vai agir com cautela e responsabilidade. Ele não fará a indicação sem antes conversar com o Senado, ouvir as lideranças da Casa e também as principais referências políticas de Minas Gerais e do nosso partido”, declarou Edinho em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta terça-feira (11), durante a COP30, em Belém (PA).
Ao ser questionado sobre os nomes cotados — o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) — Edinho elogiou ambos.
“Messias é um jurista de altíssimo nível, com grande capacidade de formulação, uma das referências do campo jurídico brasileiro. Já Rodrigo é uma liderança respeitada, com sólida trajetória jurídica e política. É uma das figuras centrais da política mineira e nacional”, destacou.
O dirigente petista também mencionou que Lula e Pacheco mantêm diálogo frequente sobre o cenário político e o futuro do senador.
*Com informações da CNN
Leia mais: Governo Lula enfrenta maior rejeição desde o início do terceiro mandato, aponta Quaest


