O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), celebrou a inauguração do novo CAIC-TEA Dr. Gilson Moreira, nesta quinta-feira (23), na Zona Norte de Manaus. A unidade, fruto de sua indicação ao Governo do Estado, vai atender 250 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos e representa mais um passo na expansão da rede de atenção à inclusão infantil.
“Esse é mais um sonho que se torna realidade. O segundo CAIC TEA chega para fortalecer a rede de atenção a essas crianças e jovens que tanto precisam. Para mim, para as mães e pais atípicos, este é um dia histórico. Saímos daqui com o sentimento de esperança renovado. Parabenizo e agradeço ao governador Wilson Lima por ter atendido ao nosso indicativo. Já foram entregues dois centros e, muito em breve, estará chegando o terceiro”, afirmou o parlamentar.
Roberto Cidade também destacou a contribuição que o Parlamento Estadual dará à causa autista com a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial da Aleam, prevista para novembro.
O espaço oferecerá uma ampla gama de serviços, como atendimentos médico e nutricional, além de terapias com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e outros profissionais voltados ao desenvolvimento motor e social de crianças e adolescentes com TEA e Síndrome de Down.
“Entregaremos em breve, nosso Centro TEA da Assembleia. Com isso, seremos a primeira Assembleia do Norte do país a ter um centro de inclusão sensorial. É um trabalho coletivo, dos 24 deputados estaduais, em uma causa que sensibiliza a todos. Com o Centro TEA da Aleam, queremos proporcionar mais qualidade de vida e dignidade às pessoas com TEA e às suas famílias”, ressaltou o presidente.
Sobre a unidade
O CAIC TEA Dr. Gilson Moreira é a segunda unidade especializada no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública estadual. O primeiro centro, o CAIC TEA Dr. José Contente, foi inaugurado em julho deste ano, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
As unidades contam com equipes multiprofissionais formadas por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicopedagogos, psicomotricistas, assistentes sociais e médicos.
Todas as terapias são baseadas nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordagem reconhecida internacionalmente por sua eficácia no acompanhamento de pessoas com TEA.
Com informações da assessoria


