O ex-deputado federal Cabo Daciolo anunciou nesta quinta-feira (23) sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. Esta será a segunda vez que ele disputa o cargo — em 2018, Daciolo concorreu pelo Patriota e terminou em sexto lugar, com 1,20% dos votos válidos.
Em publicação no Instagram, o ex-parlamentar afirmou que pretende transformar o que chamou de “colônia brasileira” em uma “nação brasileira”. A mensagem foi acompanhada de uma citação bíblica: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês.”
A manifestação confirma uma movimentação que já vinha sendo sinalizada. Em julho, Daciolo havia publicado uma imagem com a frase “Cabo Daciolo 2026”, mas, na ocasião, ainda não havia oficializado sua intenção de concorrer. Na mesma publicação, declarou: “Lula e Bolsonaro, faces opostas de uma mesma moeda […] Fora Lula e fora Bolsonaro.”
Após a eleição de 2018, Daciolo se filiou ao PL (Partido Liberal), legenda de Jair Bolsonaro, e cogitou disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro, mas acabou não sendo lançado pelo partido, deixando a sigla em setembro de 2020.
Em 2021, já no Brasil 35, anunciou novamente uma pré-candidatura à Presidência para 2022, mas desistiu meses depois, alegando ter recebido um “chamado do Espírito Santo” e declarando apoio a Ciro Gomes (PDT).
No ano seguinte, em março de 2022, Daciolo lançou-se pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo Pros (Partido Republicano da Ordem Social). Pouco tempo depois, transferiu-se para o PDT (Partido Democrático Trabalhista) e disputou uma vaga no Senado Federal, obtendo 3,49% dos votos e ficando, novamente, em sexto lugar.
Cabo Daciolo ganhou projeção nacional em 2011, quando liderou a greve dos bombeiros no Rio de Janeiro. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PSOL, legenda da qual foi expulso posteriormente. Desde então, passou também por partidos como Avante, Patriota e Podemos.
*Com informações da CNN
Leia mais: Lula confirma que vai disputar candidatura à reeleição em 2026


