A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Amazonas (AJEB-AM) realizará, no próximo sábado, 25 de outubro, o lançamento da antologia “Uma Carta para Você”, obra que reúne textos de escritoras e jornalistas amazonenses.
O evento acontecerá a partir das 19h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus, e contará com a presença de associadas, convidados e autoridades do meio cultural.
A obra é organizada por quatro mulheres, as escritoras Kátia Colares Ribeiro, Núbia Litaiff Moriz Schwamborn, Raimunda Gil Shaeken e Tania Maria da Costa Luz.
Produção feminina
Segundo a AJEB-AM, o encontro tem como objetivo celebrar a produção literária feminina no estado e fortalecer o papel das mulheres na literatura e no jornalismo amazonense. “Esperamos contar com a presença de todos para tornar este momento ainda mais especial”, destaca o convite oficial da associação.
Leia mais: Jornalistas e escritoras são empossadas na AJEB-AM com celebração à trajetória feminina
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e integra o calendário de eventos literários que valorizam a escrita e a criatividade das mulheres da região.
Uma das organizadoras do livro, a escritora Núbia Litaiff escreveu nas redes sociais sobre a obra e agradeceu a parceria com a AJEB-AM.
“Mais um projeto literário em parceria com as amigas ajebianas “saindo do forno”. Vem aí o segundo volume da Antologia Uma Carta Para Você. Nossos agradecimentos aos coautores e às coautoras da obra”, escreveu.
A escritora Kátia Colares, que também organiza a obra, destacou que a ideia de fazer a antologia com o gênero texto-carta surgiu em 2019, quando ela estava como presidente-coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Amazonas.
“Na reunião ocorrida no início de 2019, ficou decidido que cada uma das nove associadas fundadoras apresentasse um projeto para ser colocado em prática naquele ano. Em uma noite, após a leitura da minha Bíblia, lembrei-me que no passado as pessoas usavam a troca de cartas para manter contato. Com o intuito de trazer de volta esse meio de comunicação quase em desuso, apresentei um projeto para a edição de uma antologia com o nome de UMA CARTA PARA VOCÊ”, disse a escritora.
Segundo Kátia, a diretoria da AJEB aceitou de imediato o projeto, e todas se envolveram para tornar realidade o que havíamos pensado. “O projeto tomou forma e em 2020, em plena pandemia, foi lançada a antologia UMA CARTA PARA VOCÊ, com a participação de 44 (quarenta e quatro) escritores de todo o Brasil. Naquela edição fui a única organizadora. Também fui uma das coautoras, com a participação de três cartas”, lembrou.
Ainda conforme Kátia Colares, o processo de escrita foi “até muito rápido”, pois, segundo ela, já havia visualizado, em sua cabeça, escrever para os destinatários as duas cartas que havia feito.
Leia mais: AJEB-AM lança edital para seleção de obras da segunda edição da antologia “Uma Carta para Você”
“Como escritora, creio que tudo que está em nossa volta, como as pessoas que fazem parte do nosso cotidiano, o que vivemos, presenciamos ou ouvimos nos inspira a escrever. Como 1ª Diretora de Projeto da AJEB-AM e ajebiana, sempre farei o possível para que os projetos da nossa associação sejam concretizados e obtenham o sucesso desejado”, enfatizou.
A escritora concluiu que, aos destinatários dos textos-cartas deste II volume de “Uma Carta para Você”, fica a seguinte mensagem:
“Vocês ficarão extremamente emocionados ao lerem as belas cartas que os coautores deixaram registrados, nesta antologia. Assim como desejo que os escritores(as), leitores e leitoras, aos destinatários (as) das cartas e ao público em geral, ao lerem essas encantadoras cartas, se preparem também para serem autores dos textos da próxima antologia UMA CARTA PARA VOCÊ – III Volume”, finalizou.
A diretora de comunicação da AJEB-AM, a jornalista e empresária Érica Lima, também comentou sobre o lançamento da antologia e destacou a emoção de ver mais uma obra da associação.
“Como diretora de comunicação, é com imensa alegria que anunciamos e convidamos todos a prestigiarem nossa coletânea! Estou profundamente grata e emocionada com a carta que escrevi, uma obra carregada de saudade e homenagem à minha prima. Num tempo em que quase não escrevemos mais cartas, esta é um resgate de afeto e memória”, salientou.
Inspiração
Ao O Convergente, e escritora Tania Maria da Costa Luz destacou que a inspiração da obra veio do próprio ato de escrever cartas. Segundo ela, a antologia Uma Carta Para Você – II Volume nasceu do desejo de revisitar esse gênero textual que, outrora, já fora a forma de comunicação mais usada e que tinha o poder de comunicar o que a voz, às vezes, não conseguia dizer.
“Esse é o segundo projeto de antologia da AJEB-AM que eu tenho a honra de participar como uma das organizadoras. Como qualquer obra literária, uma produção coletiva exige também muita entrega, mas traz muito aprendizado, realização pessoal, uma sensação incrível de dever cumprido vendo a alegria de cada coautor com sua obra, especialmente, aqueles que estão publicando pela primeira vez”, declarou.
A escritora também agradeceu e parabenizou as demais organizadoras. “Primeiro agradecer e parabenizar as demais confreiras organizadoras, pelo empenho, dedicação e pelo belíssimo produto final; a nossa Presidente da AJEB Sílvia Grijó pela imensurável ajuda e o apoio incondicional; aos nossos coautores que confiaram em nosso trabalho, publicando seus escritos tão tocantes, tão particulares em nossa obra coletiva e, lógico, a todos que adquiriram o nosso livro”, disse.
“Desejo que cada leitor encontre, em alguma destas cartas, um eco de sua própria história e que ele perceba o poder das palavras de curar, tocar e de identificação. Finalmente, anseio fortemente que, ao fechar o nosso livro, os leitores sintam vontade de escrever uma carta também… nem que seja uma carta para ele mesmo”.
À reportagem, Núbia Litaiff, que também participou, em 2020, como coautora do primeiro volume da Antologia, lembrou que, em vários momentos, conversou com a ex-presidente da AJEB-AM, Kátia Colares, sobre o volume II de Uma Carta Para Você. “Conversamos sobre o Volume II de Uma Carta Para Você com textos em prosa, especificamente inseridos no gênero textual carta, bastante utilizado nos tempos passados. Assim, fui convidada para integrar a organização da obra com as demais ajebianas, passando a fazer parte da comissão do Edital e da organização da obra do projeto literário da AJEB-AM”.
Além da organização da obra, Núbia Litaiff, disse que também é coautora com dois textos-cartas na Antologia. “Escrever é difícil, porém, muitas vezes, o que não conseguimos expressar oralmente, expressamos com primor através da escrita. Como também era responsável pela correção dos textos enviados, li e reli as cartas por diversas vezes. O processo da leitura me envolveu, de tal forma que comecei a refletir sobre os temas apresentados na antologia. Foi um trabalho árduo, mas bastante significativo”, disse.
“A mensagem que deixo aos coautores que escrevam, só se aprende escrever, escrevendo… Quanto aos leitores, que leiam a antologia. Mais do que textos, as cartas que compõem o segundo volume de UMA CARTA PARA VOCÊ, são belas mensagens afetivas, íntimas ou memorialísticas, outras que visam despertar a consciência para os problemas ambientais e preocupação com o mundo atual e outras que expressam desejos de paz, de esperança e da necessidade da fé, no mundo contemporâneo. Os textos-cartas presentes na antologia de 2025, constituem mensagens subjetivas que mostram a imensidão de sentimentos como o amor, gratidão, devoção, saudade, nostalgia, enfim, expressam a admiração e a beleza dos sentimentos dos coautores, nutridos por outras pessoas”, declarou.
Resgate de formas
Já a atual presidente da AJEB-AM, a escritora Silvia Grijó, disse a antologia foi um resgate de uma das formas de comunicação milenar que vem sendo esquecida e também para homenagear os 50 anos da AJEB Nacional. “A proposta para o Volume II, não é muito diferente – continua sendo o resgate de tão importante e fundamental meio de comunicação que foi, para o registro da humanidade e o desenvolvimento das sociedades.”
As Cartas Para Você
No Volume I, pontua Silvia Grijó, foram escritas 44 cartas. Já no Volume II, foram escritas 100 cartas. “Quanto às autoras e autores, temos mulheres da AJEB-AM e da AJEB de outros estados, temos também a participação de alguns escritores apoiadores que mesclam a obra”, salientou.
“Acredito que a mensagem principal é exatamente tocar os leitores com as mensagens de cada carta – na minha carta, chamo a atenção para os cuidados com o planeta, por meio de um pedido de perdão à Mãe Natureza – de maneira a despertar o desejo de escreverem suas próprias cartas. E nossas cartas já estão imortalizadas, essa é a mensagem maior…
Sim, ainda temos para 2025 o aniversário da AJEB-AM, a posse de novas Ajebianas e a abertura do Edital da IIª Antologia das Ajebianas do Amazonas”, finalizou.
Conheça o quadro da diretoria da AJEB-AM:
DIRETORIA AJEB-AM – Biênio 2024/2026
Sílvia Grijó Cavalcante
Presidente-Coordenadora
Arthemisa de Castro Gadelha
1ª Vice-Presidente
Marilandia da Silva Gama
2 ª Vice-Presidente
Eulália Maria Bichara Rodrigues
1ª Secretária
Raimunda Gil Schaeken
2ª Secretária
Gicely de Aguiar Caxias
1ª Diretora Financeira
Maria do Socorro Barroso Leite
2ª Diretora Financeira
Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro
1ª Diretora de Projetos
Maria de Fátima Souza Lira
1ª Diretora de Projetos
Erica Lima Barbosa
Diretoria de Comunicação
Letícia Barbosa Lira Aguiar
Diretoria da Juventude
Amanda Aragão Montenegro Vieitas
Diretoria de Ação Social
Nancy Segadilha
Diretoria de Inclusão
Debora Albuquerque Holanda
Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Juciana Vasconcelos dos Santos
Diretoria de Cerimonial
Rebeca Beatriz dos Santos Santos
Diretoria de Eventos e Cultura
Arthemisa de Castro Gadelha
Diretoria de Mídias
CONSELHO FISCAL
Cecília Maria Rodrigues de Souza
Membro do Conselho Fiscal
Neilany Feitosa Amazonas
Membro do Conselho Fiscal
Núbia Litaiff Moriz Schwamborn
Membro do Conselho Fiscal