Mais de um milhão de reais serão gastos dos cofres públicos de Rio Branco, no Acre, para pagar o aluguel de equipamentos de informática, eletrônicos e mobiliários. A informação consta no Diário Oficial do Acre, publicado no último dia 17 de outubro.
Conforme as informações públicas, o gasto é referente à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), que renovou o contrato 5275/2024, que prevê o aluguel desses equipamentos.
Segundo o documento, o aluguel dos eletrônicos, mobiliários e equipamentos de informática são para atender as necessidades da pasta, que vai desembolsar mais de R$ 1 milhão por um ano com os serviços.
O aditivo foi assinado pelo superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, pouco mais de um mês da Câmara de Rio Branco aprovar o pedido de afastamento dele da pasta.
Em agosto, ele foi denunciado por duas ex-servidoras de assédio moral. Na época, o prefeito Tião Bocalom (PL) afirmou que não afastaria o gestor, no qual ele classificou como uma tentativa de sujar a imagem de Vilas Boas.
No aditivo do contrato publicado, não constam informações sobre quais tipos de equipamentos devem ser alugados pela pasta, além de não possuir detalhes sobre a quantidade desses equipamentos. Com o aditivo, o contrato passa a ser válido até outubro de 2026.
Para buscar maiores informações sobre a contratação, O Convergente acessou o Portal da Transparência de Rio Branco. Em busca do registro de preço do contrato – identificado pelo Nº 68/2024 – IEPTEC – não foi possível localizar no sistema.
A equipe de reportagem também buscou informações sobre o pregão – SRP Nº. 072/2024- e o contrato Nº 5275/2024, mas o sistema não localizou.
Empresa
A empresa que continuará recebendo o valor milionário da Prefeitura de Rio Branco é a C. COM INFORMÁTICA IMP. EXP. COMERCIO E INDUSTRIA LTDA, inscrita sob o CNPJ 07.471.301/0006-57. De acordo com a Receita Federal, a empresa tem como principal atividade econômica o comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.
Aberta em 2013, a empresa tem situação cadastral ativa e fica localizada em Manaus, na avenida André Araújo, no Fórum Business Center, segundo a Receita Federal.
empresaNo contrato assinado com a Prefeitura de Rio Branco, consta a assinatura de Cristiano Silva Ferreira, representando a empresa contratada. No entanto, no sistema da Receita Federal não foi possível acessar o quadro de sócios da empresa e nem identificar o capital social do empreendimento, uma vez que pode não ter sido disponibilizada essas informações no sistema.
Outro lado
O Convergente buscou informações com a RBTrans sobre o quantitativo de equipamentos que devem ser alugados e o motivo pelo qual a pasta precisa realizar o aluguel, uma vez que pode adquirir os equipamentos.
A equipe também entrou em contato com a empresa para questionar sobre o transporte dos equipamentos, uma vez que fica localizada em Manaus.
Até a publicação desta matéria, não houve retorno das partes. O espaço segue aberto.
Leia mais: Briga entre vereadores interrompe sessão e causa tumulto em Câmara no Acre