26.3 C
Manaus
terça-feira, outubro 14, 2025

Presidente de Madagascar foge do país após rebelião militar e onda de protestos contra o governo

Andry Rajoelina deixou o país em um avião militar francês após motim das forças de elite; país vive grave crise política e social desde setembro

Por

O presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, fugiu do país na madrugada desta segunda-feira (13), após uma escalada de violência e o rompimento de parte das forças militares que até então sustentavam seu governo. Fontes diplomáticas e de segurança confirmaram que o chefe de Estado deixou o território malgaxe em um helicóptero rumo ao aeroporto de Sainte-Marie, de onde embarcou em um avião militar francês com destino incerto.

A fuga ocorreu poucas horas depois de uma tentativa de assassinato atribuída a facções militares dissidentes. Em um vídeo publicado em sua conta no Facebook, Rajoelina afirmou estar “em um lugar seguro” e negou ter renunciado. “Não permitirei que Madagascar seja destruído”, declarou o presidente.

O episódio marca um novo capítulo na crise política que tomou conta do país desde 25 de setembro, quando começaram protestos massivos contra o governo.

As manifestações, lideradas pelo movimento Gen Z Madagascar, começaram como protestos contra os cortes frequentes de energia e água, mas rapidamente se transformaram em um levante contra a corrupção, o desemprego e a má gestão pública.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 22 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em confrontos com as forças de segurança, que usaram gás lacrimogêneo e munição real para conter os manifestantes.

O governo nega os números e afirma que “grupos extremistas” tentam desestabilizar o país.

Colapso do governo

O ponto de virada ocorreu em 11 de outubro, quando a unidade de elite CAPSAT, a mesma que apoiou o golpe que levou Rajoelina ao poder em 2009, se rebelou e se recusou a atirar contra civis. A facção declarou apoio às demandas populares e foi seguida por parte da gendarmeria, que assumiu o controle de bases estratégicas e nomeou novos líderes militares.

Antes da fuga, Rajoelina já havia dissolvido o governo, demitido o primeiro-ministro e prometido um diálogo nacional, mas as manifestações continuaram. Ele também cancelou um pronunciamento de TV por medo de que tropas tomassem a emissora estatal.

Personalidade controversa

Andry Rajoelina, de 51 anos, é uma figura controversa na política do país. Ex-DJ e empresário, ele chegou ao poder em 2009 após liderar protestos que derrubaram o então presidente Marc Ravalomanana, com apoio justamente da CAPSAT.

Seu governo foi marcado por denúncias de corrupção, crise energética e pela promoção de um tônico herbal sem eficácia comprovada durante a pandemia de COVID-19. Em 2023, foi reeleito em um pleito contestado pela oposição, que alegou fraude e apontou sua dupla cidadania francesa, proibida pela Constituição do país.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -