O governador Wilson Lima inaugurou, na manhã deste sábado (4), o primeiro hospital público veterinário do Amazonas, marco histórico para a saúde animal no Amazonas. A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), deputado Roberto Cidade, da deputada estadual Alessandra Campelo e da secretária de Estado de Proteção Animal, Joana D’Arc.
O novo hospital veterinário público contará com atendimento de emergência 24h. As consultas serão realizadas das 8h às 17h. O atendimento ao público geral inicia na próxima segunda-feira (6).
“Esse é o primeiro hospital veterinário público do estado, com o objetivo de atender aquelas famílias que não têm condições de levar o seu pet para uma clínica particular. Essa é uma estrutura de ponta que estamos entregando, com estrutura de consultórios, centro cirúrgico, baias. Tudo para dar o bem-estar e o conforto necessário para esses animais”, destacou o governador Wilson Lima.
Com investimento de R$ 3,7 milhões, oriundos de emendas parlamentares, o hospital foi construído na Avenida Mário Ypiranga, nº 72, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul da capital. A unidade vai oferecer atendimento gratuito a animais, com estrutura moderna e serviços antes disponíveis apenas em clínicas privadas.
Estrutura e serviços
O hospital dispõe de nove consultórios, centro cirúrgico completo, sala de raio-X, sala de ultrassom, internação com mais de 100 baias, espaço específico para animais com doenças infectocontagiosas e necrotério. No segundo andar, a unidade abriga enfermaria, salas administrativas, auditório para mais de 50 pessoas e áreas de descanso para veterinários plantonistas.
Serão 66 profissionais atuando no espaço, entre médicos veterinários, técnicos e equipe de apoio. Além de consultas de urgência e emergência, o hospital oferecerá atendimento especializado em cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia, além de cirurgias diversas, anestesia, exames laboratoriais e diagnósticos por imagem como raio-X, ultrassom e eletrocardiografia.
Formação acadêmica
Outro destaque é o papel da unidade como polo de formação, estágio e residência em Medicina Veterinária, ampliando a integração entre ensino e prática profissional na área. Também haverá oferta de vacinação e agendamento para castrações, contribuindo para o controle populacional de cães e gatos e para a redução de zoonoses.