31.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 3, 2025

União Brasil abre processos contra Sabino, que resiste a deixar ministério

Caso não se afaste do ministério até a próxima terça-feira (7), o parecer de Schiochet será pela expulsão

Por

O ministro do Turismo, Celso Sabino, resiste à pressão para deixar o cargo nesta sexta-feira (3), como era esperado. Enquanto isso, o União Brasil intensificou o cerco contra ele e abriu dois processos internos: um que pode levar à sua expulsão do partido e outro que visa remover a Executiva estadual do Pará, atualmente sob seu comando.

A abertura do processo de expulsão ocorreu na última terça-feira (30). A relatoria ficou a cargo do deputado federal Fábio Schiochet (SC), presidente da Comissão de Ética da Câmara. Sabino já foi notificado e tem até esta sexta para apresentar sua defesa preliminar.

Caso não se afaste do ministério até a próxima terça-feira (7), o parecer de Schiochet — previsto para ser apresentado no dia seguinte, quarta (8) — será pela expulsão. Nesse cenário, o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, deve convocar a Executiva da legenda para deliberar sobre o relatório e confirmar a saída de Sabino da sigla.

Paralelamente, o segundo processo, que trata da destituição da direção estadual do partido no Pará, também foi protocolado nesta semana. A relatoria está com a senadora Professora Dorinha (TO) e seguirá o mesmo cronograma do processo de expulsão.

Mesmo com a pressão crescente, Sabino mantém sua posição. Nesta sexta-feira, cumpre agenda oficial em Belém, ao lado do presidente Lula, em visitas às obras da COP30.

A resistência do ministro tem motivação política: ele é pré-candidato ao Senado em 2026 e aposta na visibilidade da COP30 para fortalecer seu nome no Pará. No cenário estadual, o governador Helder Barbalho é apontado como favorito para uma das vagas, enquanto Sabino disputa a segunda com o deputado Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa paraense.

*Com informações da CNN

Leia mais: Após saída conturbada de Sabino, Ministério do Turismo vira foco de negociações no governo

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -