25.3 C
Manaus
quinta-feira, outubro 2, 2025

Saída de Joana Darc acirra disputa por cadeiras e causa efeito dominó no AM

Principais Casas Legislativas do Amazonas, a Aleam e a CMM, podem ter mudanças significativas

Por

A saída da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para assumir a recém-criada Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal provocou forte movimentação nos bastidores da política amazonense. Isso porque a vaga deixada pela parlamentar pode gerar mudanças em cadeia tanto na Aleam quanto na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Com a licença de Joana Darc, a primeira suplente do União Brasil, vereadora Professora Jacqueline, é a mais cotada para assumir o cargo de deputada estadual. No entanto, caso Jacqueline opte por permanecer na Câmara de Manaus, a vaga na Aleam será destinada para outro nome.

Seguindo a ordem, a ex-vereadora de Parintins Brenna Dianná seria o próximo nome da lista, já que ela é a segunda suplente do partido, podendo assumir o posto. Brenna foi candidata à Prefeitura de Parintins em 2024 e é considerada uma das principais aliadas do governador Wilson Lima no interior.

Leia mais: Wilson Lima anuncia Joana Darc como secretária de Proteção Animal no Amazonas

Com trajetória consolidada, Brenna Dianná tem força política no Baixo Amazonas. Na disputa pela Prefeitura de Parintins, obteve a segunda maior votação (25.250 votos, 44,61%), ficando atrás apenas do candidato eleito. Apesar de não conquistar o cargo, sua expressiva votação a colocou como liderança regional em ascensão, reforçando seu peso no cenário político estadual.

Cenário na CMM

Na Câmara Municipal, o cenário também pode mudar. Com a eventual saída de Professora Jacqueline para a Aleam, quem teria direito a assumir a vaga é o ex-presidente da Casa, Caio André, atual secretário de Cultura do Estado.

Entretanto, caso o secretário decida permanecer no cargo da Cultura, o espaço no Legislativo manauara pode ser ocupado por Amauri Gomes, ativista da causa animal e segundo suplente da sigla.

O Convergente entrou em contato com as assessorias da vereadora Professora Jacqueline, do secretário Caio André e da deputada Joana Darc para comentar os desdobramentos políticos da nomeação. A reportagem também pediu posicionamento da ex-vereadora Brenna Dianná. Até a publicação desta reportagem, sem retorno de ambos os lados.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -