Uma declaração durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Borba na segunda-feira, 29, gerou revolta e reações nas redes sociais: a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como “Betinha” e integrante da mesa diretora da Casa, afirmou ser “a favor da violência contra a mulher” e declarou que “tem mulher que merece apanhar mesmo”, em discurso em que defendia um colega vereador e criticava uma representação protocolada por uma parlamentar contra ele.
A fala ocorreu no plenário, durante discussão sobre um documento que havia sido encaminhado à Comissão de Ética contra o vereador Pedro Paiva. Em tom de defesa ao colega, Betinha disse:
“Eu aprovo, eu sou a favor da violência contra a mulher, quando o homem bate na mulher, eu aprovo, mas eu também sou contra a mulher, que tem mulher que também merece apanhar, tem sim.”
Leia mais: Prefeito de Borba é multado pelo TCE-AM após irregularidades em exoneração de servidores
Em seguida, Betinha afirmou ter presenciado casos em que, segundo ela, a mulher “bate nela mesma para condenar o homem”. Trechos do vídeo da sessão viralizaram em redes sociais e foram repercutidos por perfis de notícia locais.
Segundo a gravação da sessão, Elizabeth Maciel também fez críticas a uma colega vereadora por suposta intimidação de outros pares e, no mesmo discurso, defendeu o trabalho do prefeito do município, Toco Santana, que é seu aliado político e do mesmo partido, o Republicanos.
Ver essa foto no Instagram
Repercussão e contexto institucional
As declarações provocaram reação imediata nas redes sociais. Internautas criticaram a parlamentar e lamentaram as falas de Elizabeth Maciel. “É triste ver uma mulher falando isso contra uma outra mulher”, disse uma pessoa no Instagram.
“Vereadora?? Mas que vergonha. Como uma parlamentar pode dizer uma coisa dessa?”, disse outro internauta.
Outro lado
O Convergente não localizou as redes sociais de Elizabeth Maciel para pedir manifestação, mas buscou a Câmara Municipal de Borba e solicitou um posicionamento sobre o caso. A reportagem pediu, também, posicionamento da vereadora Jéssica Querolin, citada por Elizabeth Maciel. Até a publicação, sem retorno de ambos os lados.